Loader
ambiente

Nem tudo que é reciclável é de fato reciclado.

31 / 03 / 2021 Curiosidades

Quantas vezes, ao comprar ou descartar algum material, você procurou na embalagem o símbolo de reciclagem? 

Mas a presença desse símbolo não garante que esse resíduo não irá impactar ao meio ambiente. Cabe diferenciarmos os dois termos tão parecidos: 

  • Reciclável é todo o material ou embalagem que tem potencial de passar por processo de reciclagem, gerando renda e ganho ambiental nessas etapas; 
  • Reciclado são produtos feitos de materiais que já tiveram algum uso anterior. 

A preocupação com a reciclagem vem dos anos 70, partindo da indústria de plástico, que foi pioneira na utilização de embalagens recicláveis. Esses materiais devem ser descartados de forma limpa e seca, pois sujeiras podem inviabilizar o reaproveitamento dos materiais. 

Para termos ideia da complexidade de etapas da reciclagem, o Brasil é um dos países que mais gera resíduos no mundo, mas recicla menos de 3% de tudo que gera. Alguns fatores contribuem para esse índice tão baixo. 

A reciclagem é vista como um processo não lucrativo no Brasil. Por falta de políticas púbicas e engajamento dos setores para a implantação de coleta seletiva nas cidades, a coleta e reciclagem dos matérias depende praticamente de cooperativas de recicladores, que não conseguem atender toda a demanda de geração. Com isso, jogamos no lixo mais de 14 bilhões de reais em resíduos sólidos que poderiam ter sido reciclados e gerado emprego e renda. E vale ressaltar que esse mesmo valor é quase 8 vezes maior que o orçamento do Ministério do Meio Ambiente para o ano de 2021. 

A concepção de produtos e embalagens é outro gargalo que precisamos superar, pois ainda são raros os casos que o fim de vida de uma embalagem ou produto é pensado logo na sua concepção. 

O que faremos com essa embalagem depois do produto ser usado? Essa pergunta tem que ser mais e mais recorrente; muitas vezes vários materiais são usados em uma mesma embalagem, o que inviabiliza o seu reaproveitamento. 


Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!