Loader
ambiente

Os cinco maiores riscos ambientais para a economia nos próximos 10 anos

06 / 04 / 2022 Curiosidades

Anualmente os participantes do Fórum Econômico Mundial são convidados a responder uma pesquisa anônima para identificar os maiores riscos para a economia mundial em um curto e médio período.

Os participantes precisam classificar os três riscos que consideram os mais graves para o resto do mundo nos próximos 10 anos e suas respostas são classificadas conforme a maior frequência e probabilidade de ocorrência.

Os resultados são publicados no relatório Global Risks Report, com as principais previsões de riscos que podem afetar a economia mundial. No início de 2021, o resultado mostrou que o que mais preocupa a economia mundial na próxima década são as mudanças climáticas e todos os seus desdobramentos, além do risco de novas pandemias mundiais e seus efeitos na cadeia produtiva, econômica e social.

 

Por ordem de preocupação e probabilidade de ocorrência, os 5 maiores riscos para a economia mundial nos próximos 10 anos são:

  1. Clima extremo – estaremos cada vez mais sujeitos aos extremos climáticos, com altas temperaturas, ondas de frio, chuvas torrenciais, secas prolongadas e nevascas com maior frequência. Todos esses fatores isolados ou combinados afetam diretamente a vida das pessoas, a produtividade agropecuária, de alimentos e a infraestrutura das cidades, além de colocar em risco a vida humana.
  2. Deficiência nas respostas climáticas – se por um lado temos a quase certeza de que estaremos propensos a ter maiores eventos climáticos extremos, precisamos responder com uma adaptação climática das cidades, da agricultura e pecuária. Mas, acima de tudo, necessitamos descarbonizar a economia para combater as mudanças climáticas e limitar os efeitos do aquecimento global.
  3. Danos ambientais causados pelo homem – precisamos nos enxergar como parte integrante da biodiversidade do planeta e que cada ação tem uma reação. Descarte incorreto de resíduos, contaminação de rios e águas subterrâneas, sobrepesca dos recursos pesqueiros e assoreamento de corpos d’água colocam em risco o estilo de vida que temos e sobrecarrega a capacidade do meio ambiente de se recuperar.
  4. Doenças infecciosas - o risco de novas doenças e pandemias está intimamente associado aos demais fatores citados, mudanças climáticas e danos ambientais colocam cada vez mais o ser humano em contato com vírus e bactérias desconhecidos. A crise econômica causada pela covid ainda reflete no ano de 2022 e dá sinais de que ainda levará alguns anos pra passar completamente.
  5. Perda de biodiversidade – intimamente associada à destruição de habitats naturais como florestas, campos, estepes e banhados. A perda de biodiversidade pode estar associada à imagem econômica para empresas, mas também pelos serviços ambientais prestados por animais e plantas como regulação climática, descontaminação de água ou produção de matérias-primas para a economia com o uso sustentável dos recursos naturais. 

 

Além de trazer danos à economia do país e do mundo, os problemas ambientais que o mundo vem enfrentando, servem de alerta para possíveis danos futuros. Cuidar do meio ambiente agora também é prezar por uma economia estável.

 

https://www.zurich.com.br/-/media/project/zwp/brazil/docs/noticias/sumario-executivo-relatorio-riscos-globais-2021.pdf

https://exame.com/economia/relatorio-que-previu-a-pandemia-mostra-riscos-a-economia-global-em-10-anos/

 


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!