Loader
ambiente

O que são serviços ambientais e como eles nos beneficiam?

04 / 08 / 2020 Curiosidades

Alguma vez você já parou para pensar sobre todos os benefícios que temos do meio ambiente? Será que o papel de áreas de conservação, florestas e campos é apenas como reduto de animais e plantas?

Cada ecossistema nos beneficia de várias formas diferentes e para termos uma noção melhor disso, precisamos entender que somos mais uma espécie convivendo dentro do meio ambiente e usufruindo destes benefícios.

Quais são os serviços ambientais que recebemos diariamente?

Serviços ambientais são todos os benefícios prestados pelos biomas, florestas, matas e que trazem ganhos para o ser humano e outras espécies. Os serviços são prestados pelos ecossistemas naturais e as espécies que os compõem, na sustentação e preenchimento das condições de permanência da vida humana na Terra, entre eles:

  • Polinização e produção de alimentos: um dos serviços mais importantes que podemos mencionar é a polinização das culturas alimentares. Dados de um estudo realizado em 2017 apontam que a polinização realizada por abelhas, mariposas e demais insetos correspondem a pelos menos 10% de todo o valor da produção agrícola mundial, cerca de 212 bilhões de dólares ao ano. Todo esse empenho dos pequenos insetos nos garante a variedade alimentar que temos, pois pelo menos 70% de todas as espécies vegetais que consumimos em nosso cotidiano depende das abelhas para serem polinizados.
  • Fornecimento de água para abastecimento humano: inúmeros são os relatos de que a recomposição de mata ciliar aumentou o fluxo de água de rios e arroios. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Internacional de Ecologia (IIE) mostrou que a conservação de mata ciliar ao longo de cursos d’água, além de aumentar a vazão dos rios, também contribui para a economia no tratamento de água. As florestas ripárias (que ocorrem perto de córregos) favorecem com a manutenção do curso do rio, previnem a evaporação e escoamento rápido das chuvas, além de filtrar naturalmente toda a água corrente. Esse serviço garante águas de ótima qualidade, tornando o tratamento de água até 100 vezes mais barato, pois os processos são simplificados e usam menos compostos químicos na sua purificação.

Quanto custa manter uma floresta em pé?

Falamos um pouco sobre os serviços ambientais que são de grande importância para a manutenção da vida no planeta, além de outros como regulação climática, provimento de chuvas, manutenção de paisagem, estoque genético e biodiversidade e potencial uso farmacológico.

Mas quanto custam todos esses serviços, quanto teríamos que desembolsar para ter tudo isso?

Um estudo global realizado em 2014, Changes in the Global Value of Ecosystem Services, estimou todos os serviços ambientais prestados pelas florestas tropicais do mundo todo, entre elas a Floresta Amazônica, e chegou à surpreendente marca de 1,83 trilhões de dólares em serviços prestados ou mais de 9,5 trilhões de reais, um valor um tanto quanto significativo quando paramos para analisar todo o retorno que temos dos serviços ambientais.

Além de ser uma questão ambiental, como podemos ver, manter uma floresta de pé é de extrema importância econômica quando analisamos todos os benefícios que temos diariamente proporcionados pelo meio ambiente.

Gostou deste texto? Compartilhe com os seus amigos e familiares e vamos juntos em busca de uma nova consciência ambiental.


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!