Loader
ambiente

Sustentabilidade doméstica: faça a sua própria composteira e ajude o meio ambiente

12 / 11 / 2019 Curiosidades

O Brasil está listado entre os 4 países que mais produzem lixo no mundo e também é um dos que menos recicla. Todos os dias são 160 mil toneladas de lixo gerado. Deste total, o lixo orgânico representa 57% do volume de resíduos descartados, tendo a oportunidade de ações que visem a sustentabilidade e o zelo pelo meio ambiente. Uma delas é o uso da composteira doméstica.

Prevista pela Lei Nacional de Resíduos Sólidos a compostagem é uma das melhores alternativas domésticas para fornecer uma destinação responsável e eficiente ao material orgânico produzido na sua casa. Com ela, é possível transformar restos de alimentos em adubo fértil, diminuindo a quantidade de lixo encaminhado para os aterros sanitários e lixões do país. Além de tudo, essa simples atitude também acarreta na redução de gases emitidos nesses locais, ajudando a diminuir o impacto do efeito estufa no planeta.

Como fazer uma composteira doméstica?

Pensando em tudo isso, e sabendo que muitas vezes a mudança vem a partir de pequenas atitudes, a Eco Response preparou um tutorial de como fazer uma composteira caseira e assumir uma postura de sustentabilidade doméstica de uma forma eficaz e muito fácil.

Confira abaixo o passo a passo para criar você mesmo uma solução para o problema do lixo orgânico:

1 – Primeiramente, faça um buraco na terra do seu quintal ou local em que será feita a compostagem de 0,5 metro quadrado e cerca de 30 centímetros de profundidade. Coloque um caixote para sustentar as paredes de terra, sem fundo nas laterais e que permita acesso ao chão.  

2 -Depois, encha diariamente o espaço delimitado com o lixo orgânico produzido. Faça isso até encher o espaço.

3 – Com o caixote cheio, cubra a superfície com folhas secas ou serragem. Tome cuidado para não comprimir o material depositado, evitando a falta de oxigenação e o mau cheiro.

4 – Revire todo o material a cada 15 dias, areando a terra e facilitando a decomposição dos resíduos.

5 – Em cerca de três meses, suas sobras de alimento se transformarão em adubo fértil, podendo ser utilizado para suas plantas e hortas.

O meio ambiente agradece

Viu como é fácil fazer a sua própria composteira investindo na sustentabilidade doméstica e gerando frutos positivos para o meio ambiente? A Eco Response acredita que é a partir de ações simples e eficazes como essas que é possível cuidar do que temos hoje e planejar um futuro melhor. E claro, essa postura vai muito além do espaço doméstico, podendo e devendo estender-se ao nosso dia a dia e a empresas e organizações que produzem qualquer tipo de resíduo.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre meio ambiente? Clique aqui e saiba muito mais!


Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!