Loader
ambiente

Você já pensou em trabalhar com meio ambiente? Saiba quais cursos fazer.

22 / 10 / 2021 Curiosidades

Trabalhar com meio ambiente tem se tornado algo muito comum nos dias atuais, diferente de décadas atrás, quando o único cuidado era com o cumprimento da legislação ambiental. Hoje, esse tema é transversal em todos os segmentos de negócio e já se torna como diferencial competitivo e agenda constante em várias empresas e organizações.

Com o avanço da pauta de Sustentabilidade na última década e agora a temática de ESG e Mudanças Climáticas, o número de profissionais atuando na área cresceu muito e tende a ganhar mais e mais espaço nos próximos anos.

 

Ter uma ocupação na área ambiental virou sonho de muitas pessoas, seja pela possibilidade de contato com a natureza, por trabalhar direto no campo, por alguma realização pessoal ou pelo desejo de fazer um mundo melhor. E existem várias opções de cursos para quem pretende ingressar no mercado de trabalho ambiental, como:

  1. Engenharia Ambiental

Um dos cursos mais clássicos e reconhecidos quando falamos de meio ambiente. Com duração de 5 anos, o engenheiro ambiental trabalhará com equipes multidisciplinares e liderará trabalhos nos seus campos de conhecimento.

O profissional formado nesse curso pode atuar, basicamente, em todas as áreas relacionadas ao meio ambiente, planejando e coordenando projetos de preservação e desenvolvimento, tratamento de água e esgoto, descarte de resíduos, redes de distribuição de água e outras áreas.

  1. Gestão Ambiental

O tecnólogo em gestão ambiental é um curso de 2 anos e meio, de curta duração e muito focado nas necessidades da indústria. O profissional poderá atuar com educação ambiental, identificação e diminuição dos impactos ambientais sociais, gerenciamento de resíduos, tratamento de efluentes e desenvolvimento sustentável.

  1. Biologia

A formação tem de 4 a 5 anos de duração. O curso oferece muitos conhecimentos de botânica, genética, ecologia, zoologia, mas também agrega muitas disciplinas de ciências exatas. O formando irá trabalhar assuntos relacionados aos recursos naturais, processos ecológicos, bem como a preservação do meio ambiente.

O profissional formado poderá atuar no ensino regular (caso seja licenciatura), em empresas privadas, ONGs e instituições voltadas ao meio ambiente, órgãos públicos, pesquisa e centros de ensino.

  1. Agronomia

Também é um dos cursos derivados da engenharia. O curso tem a duração de 5 anos na grade curricular. A graduação tem grande quantidade de conhecimentos de cálculo e exatas, mas também possui aulas de botânica, biologia e zoologia. O campo de atuação do engenheiro agrônomo é amplo, visto que a agropecuária é um dos setores mais fortes na economia nacional.

Tem atuação em grandes fazendas, até indústrias de beneficiamento, exportação, suporte técnico, mercado financeiro, serviços, órgãos públicos e outros. O grande desafio e papel do agrônomo é conciliar a produção de alimentos e insumos com o desenvolvimento sustentável.

 

Existem vários cursos mais ou menos relacionados com o meio ambiente e o papel central de todas essas áreas é trazer o conhecimento adquirido nas faculdades para o mercado de trabalho, aliar o desenvolvimento econômico com sustentabilidade e menos impactos ambientais.

 

https://www.guiadacarreira.com.br/cursos/faculdades-pra-trabalhar-com-o-meio-ambiente/

https://blog.unyleya.edu.br/guia-de-carreiras/6-cursos-para-quem-quer-trabalhar-com-meio-ambiente/

https://guiadoestudante.abril.com.br/orientacao-profissional/quer-trabalhar-com-o-meio-ambiente-saiba-quais-cursos-prestar/


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!