Loader
ambiente

Tratamento de esgoto é uma das formas mais eficazes na prevenção de doenças e pandemias.

23 / 06 / 2020 Curiosidades

O direito à saúde e ao saneamento são premissas básicas da Constituição Federal do Brasil, no qual são assegurados acesso a um sistema de saúde público, bem como seu investimento em saneamento básico.

Diversas doenças podem ser transmitidas pelo consumo de água de fontes não seguras ou exposição a esgoto sem tratamento. Conforme relatório publicado pela Organização das Nações Unidas para cada 1 dólar investido em água e saneamento, são economizados 4,3 dólares em custos de saúde no mundo.

Você sabia que quase metade da população brasileira não tem acesso ao saneamento básico completo?

O saneamento básico é composto por 4 pilares fundamentais, sendo todos de responsabilidade dos poderes públicos:

  1. Abastecimento de água;
  2. Esgotamento sanitário;
  3. Manejo das águas pluviais;
  4. Gestão de resíduos sólidos.

A Organização Mundial da Saúde estima que mais de 2,3 bilhões de pessoas não tenham acesso a esgotamento sanitário (banheiro sem coleta dos dejetos humanos) e 2,1 bilhões não consumam água de fonte potável.

No Brasil a situação é igualmente preocupante, dados do Instituto Trata Brasil e do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento, mostram que:

  • Mais de 35 milhões de brasileiros não têm o acesso ao serviço de abastecimento de água tratada;
  • Mais de 100 milhões de brasileiros não possuem coleta de esgoto;
  • E menos de 45% dos esgotos do país são tratados.

Mas quais doenças podem ser transmitidas pela falta de água potável e tratamento de esgoto?

A contaminação das águas é uma das formas mais comum de disseminação de enfermidades e doenças em todo o mundo. Estudo publicado na revista científica Journal of Medicine and Health Promotion indica que infecções intestinais, febre tifoide, cólera, hepatite A, esquistossomose, diarreia e outras podem ser contraídas por contato com a água e são causadas por bactérias, protozoários e vírus.

O coronovírus pode ser transmitido pelo esgoto sem tratamento?

Um estudo realizado no mês de abril, pela Fiocruz, no estado no Rio de Janeiro, analisou pontos de esgoto bruto e encontrou fragmentos de material genético do coronavírus (SARS – Cov – 2), causador da Covid-19. Embora esteja presente nos efluentes sanitários, não existem evidências científicas de contaminação por essa fonte.

O que podemos absorver de lição é a velha frase “Prevenir é melhor que remediar”. O ditado é antigo, mas quando se trata de saneamento básico, investir no tratamento de esgotos e de água pode salvar milhares de vidas.


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!