Loader
ambiente

Vazamento de petróleo: conheça os maiores da história

06 / 09 / 2019 Curiosidades

Nas discussões sobre responsabilidade ambiental e as consequências dos desastres ambientais causados pelo homem, geralmente o vazamento de petróleo e seus derivados está entre os acidentes que mais atingem o meio ambiente. Isso porque seus impactos são considerados graves, uma vez que podem prejudicar ecossistemas inteiros, necessitando muitas vezes de um longo tempo para serem recuperados. Nestes impactos, são considerados os corais, tartarugas, mamíferos aquáticos e peixes que presenciam seus habitats naturais serem devastados pelas manchas de óleo, muitas vezes também morrendo intoxicados com o contato.

 

Ou seja, o vazamento de petróleo é muito prejudicial para a natureza, e entender como eles ocorrem e quais impactos já causaram ao meio ambiente pode ser um importante passo na busca pela prevenção do problema e de soluções específicas para quando ele acontece. É por isso que hoje vamos listar 5 dos piores vazamentos de petróleo da história. Confira.

 

1. Guerra do Golfo, Kuwait, Golfo Pérsico

O primeiro e mais impactante vazamento da lista aconteceu quando tropas iraquianas abriram as válvulas dos poços de petróleo do Kuwait, que havia sido recentemente invadido, a fim de reduzir a oferta do material e atingir de forma negativa a economia do país. A estratégia motivou a invasão das forças de Saddam Hussein no local, resultando em um derramamento de cerca de 240 milhões de galões de petróleo no Golfo Pérsico, atingindo mais de 700 quilômetros de costa e causando danos irreparáveis à biodiversidade.

 

2. Ixtoc I, Campeche, Golfo do México

Em 1979, uma explosão foi responsável pelo rompimento da plataforma Ixtoc 1, na Baía de Campeche, localizada no Golfo do México. Cerca de 454 mil toneladas de petróleo foram derramadas no mar, causando o vazamento de mais de 1 milhão de galões de petróleo por dia. Os impactos foram sentidos por mais de um ano no local, afetando uma área de mais de 1600km².

 

3. Bacia do Rio Iguaçu

O terceiro ocorrido da nossa lista não está entre os piores do mundo, mas é o principal do Brasil. Ocorrido na Bahia do Rio Iguaçu, no estado do Paraná, o vazamento da refinaria da Petrobrás, em Araucária, jogou mais de um milhão de galões de óleo no meio ambiente, afetando a fauna e a flora do local, ou seja, o equivalente a quatro milhões de litros de petróleo prejudicando não só o local de vazamento, mas também o seu entorno.

 

4. Golfo do México

Considerado o maior desastre ambiental da história, um vazamento de gás provocou uma explosão na plataforma de exploração Deepwater Horizon, em 20 de abril de 2010, originando o vazamento de 206 milhões de galões de petróleo na água, próximo ao estado norte-americano de Louisiana, no Golfo do México. Na época, o acidente causou a morte de 11 pessoas, atingiu mais de mil quilômetros de costa e destruiu habitats naturais de vida marinha no local.

 

5. Poço de petróleo Fergana Valley, Uzbequistão

O último caso da lista se trata de um dos maiores acidentes terrestres já registrados. Ocorrida em 1992, a explosão de um poço de petróleo no Vale da Fergana afetou completamente uma das áreas mais povoadas da Ásia Central, prejudicando, além do meio ambiente, a produção agrícola local.

 

Assim como o vazamento de petróleo, outros desastres ambientais também prejudicam e muito o planeta.

A Eco Response industrializa Barreiras de Contenção, Absorventes para Vazamento de Óleo e Químicos, Tanque de Armazenamento de Resíduos, entre outras soluções para tornar a operação segura e eficiente em caso de acidentes.

Para entender sobre responsabilidade ambiental e conhecer melhor nossas soluções para evitar riscos para o meio ambiente, acesse aqui e saiba mais!

 


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!