Loader
ambiente

Eventos climáticos extremos: como as cidades precisarão ser resilientes

19 / 08 / 2022 Fique por Dentro

As mudanças climáticas já fazem parte do nosso cotidiano e cada vez mais estamos habituados a ouvir sobre os termos “aquecimento global”, “emissão de carbono”, “compensação de gases de efeito estufa” entre outros relacionados. Inicialmente, os temas estavam ligados à sustentabilidade ou áreas de ESG de empresas e órgãos públicos, mas, dia após dia, vemos que esta é uma realidade a qual vem afetando diretamente as nossas vidas.

 

Ondas de calor superiores a 40°C na Europa, chuvas torrenciais e deslizamentos de terra na região Sudeste, enchentes no Nordeste, grandes secas em São Paulo: todos são fenômenos ligados às mudanças climáticas. E estes eventos climáticos extremos,  que estão cada vez mais frequentes, causam enorme impacto nas vidas e cidades em que moramos.

Com o aumento de eventos de extremos climáticos, o abastecimento de água pode ser suspenso, rodovias, pontes e casas podem ser levadas com a força das águas e vidas podem ficar em risco por conta de grandes ondas de calor. Conforme dados da consultoria Vivid Economics, somente nos Estados Unidos, há uma projeção de que a perda de produtividade dos trabalhadores chegue a 200 bilhões de dólares até 2030, somente pelo estresse térmico do calor intenso. Dados da ONU, publicados em 2022, estimam que a perda de produtividade média para trabalhadores urbanos será de 20% até 2050, por conta do calor.

Esse é um tema que afeta a todos e há algum tempo vem sendo discutido por governos e empresas. Somente nos últimos anos, foram investidos mais de 380 bilhões de dólares ao redor do mundo para o desenvolvimento de cidades resilientes ao clima. O que, inicialmente, parece uma grande fortuna, é, na realidade, apenas 10% do necessário para que as cidades estejam realmente preparadas para eventos climáticos extremos.

 

Veja as principais formas de que as cidades possam se preparar para amenizar os efeitos climáticos extremos:

  1. Aumento de cobertura verde: Uma das formas mais eficientes para controle da temperatura urbana e regulação do microclima é o aumento da área verde, com o plantio de árvores e manutenção de áreas verdes. Além de ser barato, não exige grandes intervenções arquitetônicas nos poucos espaços disponíveis. A diferença de um ambiente arborizado para um sem árvores pode chegar a 12°C.
  2. Planejamento urbano em áreas de risco: O crescimento urbano desordenado é uma das principais causas de desastres ambientais. Um bom planejamento urbano em áreas de risco, como topos de morro ou áreas íngremes deve ser bem executado. Nas áreas já consolidadas, é importante que haja um sistema de monitoramento de chuvas, ventos e temporais e que as rotas de fuga e procedimentos de alerta sejam amplamente divulgadas aos moradores.
  3. Escoamento de águas pluviais: O correto escoamento de águas de chuva é um ponto crítico para o enfrentamento aos eventos climáticos extremos. Solos impermeabilizados, concretados e asfaltados impedem que a água penetre no solo e alivie em períodos de grandes chuvas. O solo deve funcionar como uma esponja, retendo a água em períodos de chuva e a liberando em períodos de seca. Caso as vias urbanas sejam na sua maioria impermeáveis, é importante que o direcionamento das águas ocorra de forma a privilegiar a bacia hidrográfica e córregos locais.
  4. Conforto térmico nas casas: Uma das grandes dificuldades de implementar mudanças urbanas é a complexidade de intervenções civis e a morosidade dos processos, sendo muito comum que essa alternativa seja minimamente adotada. Nesse caso, uma das melhores saídas é trabalhar o conforto térmico das moradias, seja com a instalação de aparelhos de ar-condicionado, construções que privilegiem o fluxo de ar e uso de materiais isolantes de calor.

https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2022/07/as-cidades-podem-se-adaptar-a-uma-era-de-calor-extremo.shtml

https://registro.portaldacidade.com/noticias/regiao/dia-mundial-das-cidades-chama-a-atencao-para-adaptacao-as-mudancas-climaticas-3240

https://oglobo.globo.com/rio/tragedia-em-petropolis-globo-reune-especialistas-para-apontar-solucoes-que-aumentem-resiliencia-das-cidades-aos-extremos-do-clima-1-25405625

https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2022/03/mudancas-climaticas-ja-assolam-nossa-saude-diz-novo-relatorio-do-ipcc

https://umsoplaneta.globo.com/clima/noticia/2021/11/27/arvores-podem-reduzir-em-ate-12c-a-temperatura-das-cidades-diz-estudo.ghtml


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!