Loader
ambiente

Certificação ambiental - Sistema B

06 / 01 / 2022 Fique por Dentro

Já reparou que, ao pesquisar sobre certificações ambientais, um mundo de selos e certificados pode ser facilmente visto? Selos de origem, certificados de grupos de empresas, empresa amiga do meio ambiente, produtos e serviços sustentáveis. Essas e outras formas e frases são usadas para expressar o compromisso de empresas com causas socioambientais, mas que nem sempre passam por um processo de avaliação de uma entidade certificadora, podendo então ser considerado como o chamado “greenwashing”.

Um dos certificados mais conhecidos é a NBR ISO 14001, que certifica empresas diante do Sistema de Gestão Ambiental, mas outras certificações estão começando a ganhar espaço. Uma das mais importantes é o Sistema B, na qual o compromisso com o social e o ambiental está à frente da geração de lucro, como objetivo principal.

 

O que é o SISTEMA B?

É um movimento que começou em 2006, nos Estados Unidos e que atualmente está em vários países do mundo. O Sistema consegue mensurar as ações de impacto socioambiental de uma empresa. E a letra “B” vem da palavra inglesa “benefit”, que trata dos benefícios sociais que as empresas podem vir a oferecer.

Para obter a certificação, as empresas precisam atender a alguns critérios, o primeiro deles é o preenchimento e envio de evidências de um questionário com 200 questões. Todo o processo de avaliação e certificação dura entre 6 e 24 meses, variando com o grau de complexidade das operações e natureza dos negócios. Alguns tipos de empresa não podem participar do sistema, como aquelas ligadas ao tabaco e áreas bélicas. A avaliação é realizada em cinco grandes áreas: Governança, Trabalhadores, Clientes, Comunidade e Meio Ambiente.

A certificação chegou no Brasil no ano de 2013 e atualmente são mais de 5 mil empresas no processo. O que representa o país com o maior número de interessados em aderir-se ao sistema, fato que demonstra a relevância do tema para as empresas e como as causas ambientais e sociais geram valor aos seus clientes.

Depois de certificadas, as empresas do Sistema B, têm a sua avaliação válida por 3 anos, sendo novamente verificadas após esse período, podendo ser avaliadas antes disso, de forma aleatória, para que os compromissos assumidos sejam mantidos de modo constante. O crescimento do Sistema B (https://www.bcorporation.net/pt-br/) é uma prova de que cada vez mais as empresas buscam de forma voluntária demonstrar publicamente seus compromissos ambientais e sociais, antes de gerar lucro. O lucro, a geração de valor é consequência do engajamento socioambiental das organizações.

 

https://www.bcorporation.net/pt-br/

https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2019/10/25/sistema-b-selo-certifica-empresas-com-boas-praticas-socioambientais.htm

https://www.sistemabbrasil.org/seja-empresa-b

https://akatu.org.br/sistema-b-um-movimento-de-empresas-que-visam-beneficios-sociais-e-ambientais/

 


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!