Loader
ambiente

Cientistas desenvolvem concreto que absorve CO2

20 / 07 / 2023 Fique por Dentro

A construção civil é um dos setores da economia que mais emite gases de efeito estufa e contribui para as mudanças climáticas. A fabricação do cimento é um dos processos que contribui para a alta pegada de carbono do setor, calcula-se que somente a fabricação de cimento seja responsável por 8% de todo o gás carbônico lançado na atmosfera.

Apesar do lançamento de gases de efeito estufa, uso de grandes áreas de terra e ser fabricado com materiais não renováveis, cientistas americanos estão trabalhando em uma pesquisa para deixar a fabricação do cimento menos prejudicial ao meio ambiente. Empresas e pesquisadores ligados à Universidade do Estado de Washington estão desenvolvendo um cimento que absorve mais carbono do que emite, se tornando carbono negativo.

O processo de fabricação de cimento requer o uso de altas temperaturas e muita energia térmica. Normalmente o cimento emite cerca de 0,9 kg de CO2 para cada kg de material. O novo cimento desenvolvido além de absorver todo esse carbono ainda fica com o saldo positivo de absorver 13 gramas a mais de carbono, sendo assim o primeiro cimento carbono negativo do mundo.

O experimento consiste na adição de compostos na fase de produção do cimento e substituição de alguns componentes. A rocha vulcânica pode ser trocada por calcário e ser adicionado ingredientes como dióxido de titânio, bicarbonato de sódio e resíduos de construção civil que não alteram as propriedades mecânicas do cimento e suas aplicações. Esses esforços diminuem a emissão de gases de efeito estufa, mas não na sua totalidade.

A pesquisa consiste na adição do biochar, um carvão feito de resíduos orgânicos. A adoção do biocarvão na produção do cimento aumentou a resistência do produto e o mais importante: o biochar é capaz de absorver até 23% de seu próprio peso em gás carbônico da atmosfera. Os testes indicam que o cimento pode ser produzido com até 30% de adição do carvão renovável sem perder as propriedades físicas e mecânicas.

A adoção do biochar no processo de produção do cimento pode ser um marco no combate às mudanças climáticas com a remoção de carbono da atmosfera pela construção civil e dar um novo uso aos resíduos orgânicos que emitem gases de efeito estufa no processo de decomposição.

 

Referências:

Cimento que absorve CO2 | Super (abril.com.br)

A tecnologia de concreto capaz de ''prender'' CO2, antes que ele seja liberado para o ar - Olhar Digital

Cientistas desenvolvem concreto que absorve CO2 (portalsustentabilidade.com)

Concreto que absorve mais CO2 do que emite – FRIGGA

Mudanças no setor da construção civil podem ajudar a combater aquecimento global  | ONU News


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!