Loader
ambiente

Quais são as principais certificações ambientais para empresas?

05 / 07 / 2022 Fique por Dentro

De olho em um mercado cada vez mais competitivo e com atenções voltadas para temas como sustentabilidade, governança, meio ambiente e mudanças climáticas, várias empresas e segmentos já se movimentam para buscar uma forma de certificar o seu empenho nessas agendas.

 

Cada vez mais os consumidores estão atentos ao posicionamento das marcas e todo o processo envolvido na produção e entrega de um bem ou serviço. Não basta apenas ter um preço justo e qualidade. Quais são as formas de produção do produto? Quais os impactos ambientais são causados ou evitados pelas marcas? Como elas combatem as mudanças climáticas?

 

Essas e outras dúvidas são respondidas em fóruns, sites ou redes sociais das empresas. Entretanto, há formas mais práticas de se comunicar isso, como buscando uma certificação no tema desejado. Ou seja, quando um órgão externo e sem qualquer ligação com a marca faz uma avaliação independente sobre o tema.

 

Vamos entender quais as principais certificações ambientais do mercado:

 

  • ISO 14001: talvez a mais conhecida das certificações ambientais. A ISO 14001 - Gestão Ambiental é regida no Brasil pela ABNT NBR ISO 14001. A norma foca em levantar e verificar todos os processos com possíveis impactos ambientais das empresas e como são minimizados dentro da organização. Temas como consumo, resíduos, efluentes e emissões são pontos chave nas avaliações.
  • SISTEMA B: é um movimento que tem como objetivo disseminar a cultura do desenvolvimento sustentável através de uma série de itens e um questionário aplicado na organização. As empresas que aderem ao sistema são chamadas de Empresas B e são avaliadas a partir da gerência do seu impacto socioambiental e seu comprometimento com o tratamento igualitário de fornecedores, colaboradores, comunidade do entorno e clientes. É um conceito relativamente novo, surgido em 2006 nos Estados Unidos, mas que está em franco crescimento no mundo todo.
  • LEED: essa certificação internacional trata sobre prédios sustentáveis e como podem ser mais eficientes do ponto de vista de gerenciamento de resíduos, consumo de energia, emissão de gases poluentes, tratamento de efluentes, consumo de água e outros. É a certificação mais conhecida para edifícios com viés sustentável no mundo.
  • SELO FSC: uma das certificações mais conhecidas e aplicadas do mundo, é direcionada para segmentos que usam madeira como matéria-prima, como folheterias, empresas de móveis, celulose ou lenha. O objetivo da certificação é garantir que todo o processo de produção e extração da matéria é ecologicamente correto, sendo proveniente de madeira de reflorestamento e assim garantindo a preservação das florestas nativas.

 

Recente estudo do IBV (Institute for Business Value), mostrou que 84% dos consumidores estão de olho na sustentabilidade das marcas e que isso é um tema importante na hora de escolher as empresas e produtos a serem comprados. Além de um diferencial competitivo e aumento de valor de mercado, empresas com essas práticas também são até 4% mais rentáveis por ano comparadas às suas concorrentes que não possuem engajamento na temática ambiental ou social.

 

Diferentes setores exigem ou desenvolvem certificações próprias às suas necessidades. As certificações apresentadas neste artigo são as mais conhecidas do mercado, mas nem sempre aplicáveis às demandas de setores específicos.


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!