Loader
ambiente

Como as guerras afetam o meio ambiente?

14 / 11 / 2023 Fique por Dentro

Talvez a relação entre guerras e impactos ambientais não seja tão óbvia quanto realmente é. No momento as notícias dos principais jornais e canais do mundo lançam suas atenções para o conflito envolvendo Hamas e Israel, no Oriente Médio, mas há mais de um ano mais um confronto bélico era manchete ao redor do mundo, a disputa entre Rússia e Ucrânia.

Entretanto esses não são os únicos conflitos que estão ativos no momento, podemos citar as guerras civis em países da África, como o Congo, a Guerra do Tigré, na Etiópia, a guerra civil do Iêmen, guerra da Síria e outras disputas menores e menos noticiadas. Mas independente do motivo do conflito (religiosos, políticos, econômicos ou territoriais), o resultado sempre envolve o confronto com armamentos, veículos equipados com artilharia pesada, aviões que podem voar grandes distâncias, mísseis e outras armas químicas carregadas de elementos químicos e metais pesados. 

Os principais impactos ambientais que as guerras causam ao meio ambiente são listadas abaixo:

  1. Ameaça à sobrevivência de espécies animais e vegetais – os embates acabam trazendo grande impacto sobre a fauna e a flora dos locais envolvidos. As árvores podem morrer em decorrência da contaminação ambiental por metais pesados e gases tóxicos ou serem destruídas com bombardeios e alterações na geologia local. Já os animais são os que mais correm perigo, pois dependem completamente da presença da vegetação para buscar abrigo, alimentos e ter as condições necessárias para a sua sobrevivência. Os animais de grande porte podem sofrer a ameaça pela caça humana como forma de alimentação de subsistência nesses períodos.

  2. Contaminação de recursos hídricos – os recursos hídricos são os primeiros a serem afetados ao longo das guerras. Como são fonte de navegação, os rios, lagos e mares desempenham papel fundamental no escoamento de alimentos, armas, munições e abastecimento de indústria e de cidades. A contaminação de recursos hídricos ocorre pela liberação de substâncias químicas e metais pesados pelos armamentos, bombas e materiais bélicos e ainda estão sujeitos à contaminação proposital por agentes químicos ou biológicos para forçar o deslocamento de civis e militares.

  3. Poluição do ar – com o uso de armas de destruição em massa, como bombas e mísseis, ocorre a destruição de grandes extensões de terra, indústrias e infraestrutura urbana e/ou rural, esses episódios de explosões e destruição acabam poluindo o ar com a fuligem que é lançada para a atmosfera e contribuem com as mudanças climáticas ao lançar gases de efeito estufa nas explosões.

  4. Extração de recursos naturais – a reconstrução de áreas em guerra exige uma demanda crescente de recursos naturais. O uso de minérios, fontes de energia, necessidade de combustíveis, recursos biológicos e hídricos nem sempre atenta para um uso e exploração racional, que respeite o processo natural do planeta de reposição. Localmente gera consequências como sobre-exploração de recursos naturais, queimadas, desmatamentos, extinção local de espécies e alterações climáticas.

 

Referências:

Guerras no mundo: quantos conflitos estão ativos neste momento? | CNN Brasil

Bomba ambiental: como a guerra na Ucrânia massacra a natureza | VEJA (abril.com.br)

Impacto ambiental das guerras: conflito na Ucrânia e análise histórica mostram os riscos - TV Senado

Guerra pode “alterar fundamentalmente“ ordem econômica e política globais, diz FMI | CNN Brasil

Quais são os impactos ambientais da guerra entre Rússia e Ucrânia? | Educa Mais Brasil

Quais são os impactos ambientais causados pela guerra? - Blog Mackenzie

Meio Ambiente e Guerra, será que teremos problemas? (matanativa.com.br)

 

QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!