Loader
ambiente

Hortas urbanas: como produzir alimentos em pequenos espaços ou apartamentos.

02 / 12 / 2022 Fique por Dentro

Durante a maior parte de sua história, o Brasil foi considerado um país predominante agrário ou rural. Entretanto, essa já não é mais a realidade; o número de brasileiros que vive em centros urbanos e grandes cidades de nosso país só vem aumentando. Há décadas a nossa população é essencialmente urbana.

Dados do IBGE apontam que em 2015, mais de 84% dos brasileiros viviam nas cidades e 12% da população total mora em apartamentos.

 

E não foi só o número da população de centros urbanos que cresceu. As hortas em casa passaram a tomar conta de pequenos espaços, como apartamentos, principalmente durante a pandemia de Covid.

O cultivo de vegetais, temperos e frutas pode ocorrer em espaços como sacadas, varandas, corredores e, por vezes, até paredes livres com o formato de jardim vertical.

Ter uma pequena horta em casa traz uma série de benefícios. Ao cultivar a terra e produzir seus próprios alimentos, há comprovada ação antiestresse, além do benefício à saúde por estar consumindo alimentos livres de agrotóxico e à economia de tempo e dinheiro por não precisar ir ao mercado ou feira.

 

Já mostramos para você que o espaço não é limitação. Para que você possa começar uma horta, confira algumas alternativas de formas de plantio e espécies de plantas que se adaptam bem a pequenos espaços:

  • Pequenas latas – são das formas mais versáteis de se iniciar uma pequena produção. Basta lavá-las com bastante cuidado para eliminar os resíduos que possam armazenar e fazer pequenos furos para o escoamento da água.
  • Garrafas pet – uma ótima opção para montar uma horta vertical. Tem aquela parede vazia que pega sol pela manhã? É o ponto perfeito para você dar o pontapé inicial no cultivo de sua horta, assim como as latas é preciso lavar bem as garrafas e fazer furos para que a água possa passar e as raízes possam respirar.
  • Vasos – sabe aquele vaso vazio, que está encostado ou que foi usado para plantar uma flor? Podemos fazer uma pequena hora sem precisar adaptar um recipiente, os vasos de flores são ótimos recipientes para o plantio de pequenos temperos e plantas pequenas.

 

Agora conheça as principais cultivares que podemos plantar em pequenos espaços e seus principais cuidados:

  • Tempero verde (salsa e cebolinha) – podem ser plantadas em pequenos vasos e se cultivadas com os tratos certos podem durar quase o ano todo. Importante escolher um local com uma exposição solar de pelo menos 4 horas ao dia, com temperaturas amenas. Regue no início ou no fim do dia, são sensíveis à falta e ao excesso de água.
  • Alface – pode ser produzida tanto de sementes como por mudas e se adapta muito bem a garrafas PET, por exemplo. Escolha um substrato de qualidade para o bom desenvolvimento da planta, escolha um local com sol pela manhã e que não fique exposto ao sol da tarde (que pode queimar as folhas). Molhe diariamente e você terá uma salada fresca em cerca de 40 a 50 dias, dependendo da região do país pode ser plantada ao longo de todo o ano.
  • Tomate comum ou tomate cereja – ambas as espécies se adaptam bem a vasos, mas tome cuidado para escolher um vaso com pelo menos 25cm de diâmetro. Assim como a alface, pode ser plantado por sementes ou mudas, escolha um substrato bem adubado e pelo menos uma vez ao dia coloque o vaso debaixo do sol pleno e regue com abundância. Escolha uma madeira ou suporte para amarrar o tomateiro assim que ele crescer e se delicie com os frutos.

QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!