Loader
ambiente

A carreira ambiental e como se manter atualizado.

02 / 08 / 2023 A Eco Response

Há muitos anos ouvimos falar e lemos reportagens que as profissões relacionadas ao meio ambiente são consideradas profissões do futuro e áreas com muita perspectiva de crescimento. Essa percepção veio com o aumento da preocupação ambiental de empresas e consumidores, que notaram que para garantir a sua longevidade precisariam investir em profissionais da área ambiental, abrindo um leque de oportunidades para os trabalhadores com formação e interesse pelos temas que envolvem meio ambiente.

Quase 20 anos depois das primeiras sinalizações de área promissora, carreiras ambientais e adjacentes vivem um “boom” de demandas e oportunidades, surfando a onda de ESG que bate à porta das empresas e consumidores que exigem posicionamento das marcas, menor impacto ambiental, destinação correta de resíduos e mitigação de emissões de carbono. 

Entre 2021 e 2022 a busca pelo termo ESG aumentou 1200%, conforme dados do Google. O levantamento divulgado pelo Senai, intitulado Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, indica que a área de meio ambiente é a segunda com maior projeção de crescimento no número de vagas nos próximos anos, chegando a 16% ao ano. Outro estudo apresentado pelo LinkedIn, em 2023, destaca as profissões em alta e sinaliza fortemente a presença de posições relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade, com crescimento estimado em 10% no número de vagas ao ano.

A área ambiental é alimentada por uma gama de profissões que podem atuar nesse segmento, as principais são as engenharias ambiental, química, agronômica, cursos de gestão ambiental, biologia, ecologia, medicina veterinária e direito. Outros cursos podem atuar com o meio ambiente, mas as principais formações de entrada são as relacionadas anteriormente. Tão importante quanto um curso e conhecimento específicos na área ambiental, manter-se atualizado ao longo da carreira profissional fará a diferença para crescimento e sucesso nas profissões. Abaixo listamos 4 dicas para permanecer atualizado ao mercado de trabalho:

  • Cultive seu networking – fazer um bom networking vai muito além de ter uma grande rede de contatos e conhecidos. Sempre que possível mantenha-se atualizado com seus contatos e conhecidos na sua área de atuação, participe de fóruns, oficinas e outros eventos da área para conhecer e ser lembrado quando oportunidades surgirem. Uma das melhores plataformas para relacionamentos profissionais e troca de conhecimentos é o LinkedIn.

  • Mantenha-se atualizado - invista em cursos complementares à sua formação, é uma oportunidade para reciclar conhecimentos e fazer networking com demais profissionais que trabalham na área. Temas que são falados hoje em dia como ESG, emissões de carbono, economia circular eram pouco ou nada falados há 10, 15 anos. Esses são exemplos de como os temas ambientais estão sempre mudando e são dinâmicos.

  • Invista em uma pós-graduação – muitas vagas e empresas exigem como requisito obrigatório e eliminatório um curso pós-graduação além da formação na área. Dedicar-se a uma especialização ou MBA demonstra que você é um profissional que está atento às demandas do mercado e compreende a procura das empresas por funcionários altamente qualificados frente à complexidade das demandas que aparecem a cada dia.

  • Desenvolva habilidades emocionais – muitas vezes desconsiderada pelos candidatos, as habilidades emocionais podem fazer muita diferença em um processo seletivo ou emprego. As chamadas “soft skills” são as habilidades que vão além do conhecimento técnico, representam a capacidade de trabalho em equipe, proatividade, habilidade de comunicação, gestão de tempo e organização. Mas não se desespere, todas essas habilidades podem ser desenvolvidas com a prática, leituras e cursos de aperfeiçoamento.

 

Referências:

Afinal, como se manter atualizado para o mercado de trabalho? | Educa Mais Brasil

5 atitudes para fazer a diferença no mercado de trabalho (editalconcursosbrasil.com.br)

Empregos em alta para 2023 incluem segurança digital e sustentabilidade; veja lista - Estadão (estadao.com.br)

Profissões do futuro passam pela sustentabilidade | Opet: inovação em Rede | G1 (globo.com)

Quer trabalhar com ESG? Veja como se preparar para atuar nesse mercado promissor (terra.com.br)

guiadoestudante.abril.com.br/orientacao-profissional/quer-trabalhar-com-o-meio-ambiente-saiba-quais-cursos-prestar/#:~:text=Se você sonha em trabalhar com temas ligados,Água Oceanografia ... 5 Animais Medicina Veterinária 

 

QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!