Loader
ambiente

Cadeia de suprimentos e o desafio do ESG nas indústrias

03 / 10 / 2023 Fique por Dentro

O que você leva em consideração no momento da escolha de um produto? Certamente podemos listar itens como preço, qualidade, atendimento no pós-venda, a credibilidade da marca ou a exclusividade de uma marca ou produto.

Recente pesquisa do Google, com base no perfil de busca e compra dos usuários brasileiros mostrou que o consumidor brasileiro tem preferido comprar produtos com melhor qualidade e pagar mais ante produtos com um preço mais acessível e qualidade duvidosa. Outros fatores são levados em conta no momento da compra, como mostra a pesquisa PPI Brasil 2021 ® (Purpose Premium Index), realizada em parceria com Inpress Porter Novelli e Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), que demonstrou que 90% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas que possuam propósitos e uma boa reputação.

Ao mesmo tempo que o brasileiro olha para a qualidade e engajamento das marcas de acordo com os seus propósitos, 68% dos consumidores consideram o respeito e o reconhecimento da importância do cliente como os principais critérios na hora de decidir qual produto ou marca escolher. Os entrevistados também disseram que dão prioridade para produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis, como a preservação ambiental e responsabilidade ambiental, sendo item decisivo para 95% dos entrevistados.

Entretanto é difícil encontrar informações sobre a cadeia de fornecimento das indústrias, tradução do inglês do termo supply chain. Embora o termo não seja novo no mundo corporativo ainda é distante do consumidor final, que enfrenta dificuldades de buscar informações claras sobre o processo produtivo e matérias-primas dos produtos consumidos. Conforme a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2022, seis em cada dez companhias têm uma área ou departamento dedicado ao tema e esse número vem em franco crescimento.

Questionamentos que devem ser feitos e que não são fáceis de serem respondidos ao buscar informações na internet sobre uma indústria ou produto:

  1. Qual a origem da matéria-prima para a fabricação do produto?

  2. Como é o processo produtivo e beneficiamento das matérias-primas?

  3. O local onde são coletados, produzidos ou cultivados os itens são locais que sofrem com desmatamento ilegal?

  4. A força de trabalho possui um ambiente seguro e salários dignos?

  5. As empresas atendem todas as legislações trabalhistas e ambientais?

  6. Qual a emissão de carbono dos produtos e serviços?

 

Essas e outras questões ganham corpo atualmente em um momento de informação em tempo real, compartilhamento de boas práticas corporativas e acordos setoriais para redução de emissões de gases de efeito estufa e metas de logística reversa dos resíduos gerados. A era é de compartilhamento de informações e trabalho colaborativo.

A cadeia de suprimentos nas indústrias vive um dilema entre equilibrar qualidade de fornecimento, preço competitivo, fornecedores locais e corresponsabilidade ambiental e social pelos seus fornecedores. E a chance para que o tema cresça ainda mais nas indústrias, ganhe espaço em relatórios de sustentabilidade e esteja mais disponível para o consumidor está nas mãos de quem compra e usa os produtos: o consumidor.

Em um futuro próximo a cadeia de suprimentos no Brasil ganhará mais espaço nas agendas de sustentabilidade dos executivos e das indústrias locais. O papel do consumidor é essencial para uma cadeia de fornecimento mais sustentável, com menor consumo de recursos naturais, responsabilidade social e em conformidade com as regulamentações.

 

Referências:

Cerca de 90% dos consumidores confiam em empresas com propósito - Portal da Comunicação (portaldacomunicacao.com.br)

Quais os Critérios para Escolher os Elementos de Marca? (cristianethiel.com.br)

Responsabilidade social e as marcas: compromisso com a sociedade - Folha PE

95% dos brasileiros preferem marcas que investem em sustentabilidade - Mundo do Marketing

Impactos do ESG nas práticas de Supply Chain - DCD (datacenterdynamics.com)

Como soluções de rastreabilidade no agro trazem sustentabilidade à cadeia de suprimentos? | Exame

Supply-Chain Sustainability Benefits Investors, Study Finds - WSJ

 

QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!