Loader
ambiente

Gestão ambiental nas empresas vai além de cumprir a legislação

09 / 08 / 2023 A Eco Response

Quando falamos de gestão ambiental ou departamento de meio ambiente nas empresas, geralmente a primeira ideia que temos é o cumprimento de obrigações legais, contato com órgãos de meio ambiente e destinação de resíduos. Por muito tempo esse era o retrato dos profissionais e do setor de gestão ambiental no mundo corporativo, aquele departamento necessário para estar em dia com as licenças ambientais e legislações relacionadas.

Essa é uma visão que vem mudando nos últimos 20 anos, em especial na última década, a gestão ambiental vai muito além de cumprir a legislação, embora essa seja uma das tarefas mais importantes para esses profissionais e isso se justifica. A legislação ambiental é um arcabouço de leis, decretos, normas e resoluções que estabelecem várias regras e responsabilidades para as empresas e sociedade civil em relação ao meio ambiente, todas essas regulamentações objetivam a proteção do meio ambiente e à preservação dos recursos naturais, quando não são seguidas são passíveis de penalidades com multas e punições administrativas e criminais.

O Brasil possui uma legislação ambiental muito robusta, por sermos o país mais biodiverso do mundo, cerca de 116 mil espécies de animais e outras 46 mil espécies de vegetais, essa riqueza toda exige uma série de leis, normas e decretos para garantir a sua proteção. Empreendimentos com potencial poluidor possuem uma série de condicionantes para poderem operar minimizando o seu impacto ambiental, mas a gestão ambiental exerce uma série de outras atividades.

A gestão ambiental pode ser definida como uma forma de gerenciar todos os temas relacionados ao meio ambiente em uma empresa, de forma técnica e holística, todos os processos da operação devem ser considerados, independente o tamanho da empresa. A gestão ambiental busca otimizar e padronizar processos para redução do impacto ambiental, uso racional de recursos e matérias-primas e retorno financeiro positivo nos negócios. 

Os principais ganhos e atividades ao implementar um sistema de gestão ambiental nas empresas são: 

  • melhoria na imagem da empresa;

  • promove a melhoria dos processos produtivos;

  • redução de riscos e acidentes ambientais;

  • melhoria na eficiência energética e materiais;

  • otimização no uso de matérias-primas;

  • redução na geração de resíduos e custo com a destinação;

  • cumprimento da legislação ambiental;

  • aumento da competitividade no mercado nacional e internacional;

  • possibilidade de obter melhores financiamentos, a partir do momento que bancos e agentes financeiros exigem boas práticas ambientais;

  • redução dos impactos ambientais decorrentes das atividades;

  • tratamento e destinação de efluentes;

  • treinamento de funcionários para que conheçam o sistema de gestão ambiental, sua importância e formas de colaboração;

  • possibilidade de desenvolver programas que pensem no ciclo de vida dos produtos, como logística reversa pós-consumo e/ou uso de materiais com menor impacto ambiental.

Implementar um sistema de gestão ambiental com olhar e atuação transversal é o primeiro passo para o desenvolvimento sustentável do negócio, atingindo o equilíbrio ambiental e retorno econômico.

 

Referências:

https://lemaambiental.com.br/o-que-acontece-com-empresas-que-nao-seguem-a-legislacao-ambiental/

https://lemaambiental.com.br/leis-ambientais-para-empresas-como-ficar-por-dentro-das-mudancas-legislativas/

https://www.vertown.com/blog/sistema-de-gestao-ambiental/

https://blog.eureciclo.com.br/legislacao-ambiental/

https://blog.eureciclo.com.br/confira-5-leis-ambientais-que-sua-empresa-precisa-saber/

https://blog.egestor.com.br/o-que-e-a-gestao-ambiental-empresarial-e-como-aplicar-a-sua-empresa/

 

QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!