Loader
ambiente

Já pensou em ter pneus fabricados a partir de garrafas PET?

14 / 10 / 2021 Fique por Dentro

Quando pensamos em problemas de reciclagem em nosso país, lembramos, quase automaticamente, de alguns tipos de resíduos que vemos com facilidade descartados em rios, ruas e terrenos baldios, como garrafas PET. 

O material apresenta grandes impactos ambientais. Embora seu processo de reciclagem e até mesmo de Logística Reversa, previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos, seja totalmente viável, muitas pessoas ainda descartam garrafas PET em locais inadequados, impedindo o seu reaproveitamento.

Mas, felizmente, uma iniciativa oriunda de empresas do setor automobilístico, surge como possível solução para o uso das garrafas PET a partir da fabricação de pneus. Seria viável, para todos nós, contribuir com o processo de reciclagem de um dos grandes poluidores do planeta e “rodar” com várias garrafas recicladas nos pneus do seu carro.

Na fabricação dos pneus, são usados fios de poliéster para dar resistência estrutural ao produto. Esses fios são produzidos a partir de PET virgem, mas o desenvolvimento da tecnologia permite utilizar PET vindo de garrafas plásticas recicladas para o mesmo processo, sem comprometer a qualidade e durabilidade dos pneus de passeio.

 

Como o processo é feito, afinal?

  1. As garrafas passam por um processo de limpeza, são classificadas, suas tampas são higienizadas e separadas;
  2. Posteriormente passam por um processo de trituração mecânica e derretidas, com essa matéria-prima passam por processos de polimerização do estado sólido;
  3. Por fim, é realizado o processo de formação dos fios de poliéster. 

Testes comprovam que esse método, sem a adição de processos químicos, mantém a qualidade do produto e as mesmas características de um material produzido a partir de material virgem.

As garrafas PET convencionais, as quais compramos no mercado com água ou refrigerante, têm se mostrado um material alternativo e viável para a produção de pneus de carros de passeio. Isso pois, mesmo sob altas cargas e temperaturas, a forma do pneu se mantém estável, mesmo em diferentes velocidades e formas de condução.

 

Essas novas tecnologias de reaproveitamento de resíduos colaboram com o meio ambiente, pois retira da natureza cerca de 60 garrafas PET que serão recicladas para a fabricação de um produto novo. Foi estimado que cada carro poderá retirar do meio ambiente 300 garrafas, contando os 4 pneus mais o estepe. Mesmo plásticos que podem ser decompostos por microrganismos geram um resíduo que deve ser descartado, enterrado ou armazenado e, dessa forma, estamos eliminando por completo resíduos de garrafas e plásticos.

 

https://www.terra.com.br/economia/carros-motos/continental-vai-usar-garrafas-pet-para-fabricar-pneus,d217f1b69d3f420b42bc9f2fe4607a5flvhmsxzs.html

https://autopapo.uol.com.br/curta/michelin-pneus-carro-pet-reciclado/

https://www.agrolink.com.br/noticias/voce-usaria-um-pneu-de--garrafa-pet--_455603.html

https://www.conti.com.br/pneus-de-passeio/contiexperience/noticias/garrafas-pets-recicladas-producao-pneus-continental


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!