Loader
ambiente

A poluição deixa o pôr do sol mais bonito?

19 / 09 / 2023 Curiosidades

Uma das imagens mais apreciadas e retratadas pelo ser humano é o pôr do sol. Certamente você deve ter uma memória, uma fotografia, uma recordação especial que tenha o fim do dia e o céu alaranjado como plano de fundo. Mas você já reparou que em alguns dias ou lugares o fim do dia pode apresentar cores diferentes e ser mais bonito do que outros?

Primeiramente precisamos entender como as cores do nosso céu e do pôr do sol são formados. O tom azul anil do céu é resultado da decomposição da luz em diferentes comprimentos de onda. A luz do sol é branca, é a soma de todas as cores, mas o olho humano só consegue ver um determinado número de cores, que possuem frequências ou comprimentos de onda distintos.

O azul é a cor predominante no céu, porque ela apresenta uma frequência mais alta que as demais cores, conforme a luz vai passando pela atmosfera, a cor azul vai se espalhando mais e mais. No fim do dia, e no nascer do sol também, o céu fica com os tons vermelhos e laranjas, pois essas cores apresentam um comprimento de onda maior, são os últimos tons visíveis ao olho humano.

Quanto mais camadas ou elementos a luz visível precisa passar, mais ela vai se espalhar e mais intensa vai ser a sua cor. Por esse motivo, o pôr do sol apresenta cores muito vibrantes, a luz vermelha precisa atravessar toda a atmosfera, nuvens, poeira e poluição para ser o último espectro de luz visível ao olho humano.

Então, se o ar estiver poluído com fuligem, material particulado e outros gases poluentes, a luz do sol vai precisar atravessar mais camadas e consequentemente a cor vermelha e laranja irão ficar mais intensas e causar um efeito de um entardecer mais bonito, mas se a poluição for em excesso, o que é comum nas grandes cidades e capitais, o material particulado pode encobrir o sol e deixá-lo com um tom opaco, tendo efeito contrário.

A principal fonte de poluição do ar é a fuligem e o material particulado proveniente da queima de combustíveis fósseis, principalmente no setor de transporte, queimadas e a geração de energia em indústrias.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição do ar é um fator de risco para doenças não transmissíveis e fortemente associado a casos de doenças vasculares, acidente vascular cerebral, doença pulmonar obstrutiva crônica e uma série de outras alergias e doenças do sistema respiratório.

Apesar de deixar o sol com uma coloração mais bonita no fim do dia, a poluição do ar representa perigo à saúde humana, além de intensificar os efeitos da mudança climática. Para melhorar a qualidade do ar, a OMS recomenda que os governos desenvolvam um sistema de gestão e monitoramento da qualidade do ar nas grandes cidades, adoção de objetivos para diminuir o número de poluentes, incentivo ao uso de combustíveis renováveis e uso de motores mais eficientes nos transportes.

 

Referências:

Será que a poluição causa realmente o pôr-do-sol? | Natuurondernemer (essnature.com)

A ciência por trás do pôr do sol - eCycle

A poluição deixa mesmo o céu mais bonito? | Ciência e Saúde | G1 (globo.com)

Portal CNM - Semana do Meio Ambiente: a relação entre poluição do ar e gestão de resíduos sólidos - Confederação Nacional de Municípios

Quais são os principais poluentes do ar e como contribuir para reduzi-los? | National Geographic (nationalgeographicbrasil.com)

 

QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!