Loader
ambiente

Responsabilidade social empresarial, sustentabilidade e ESG. Como o tema evoluiu nos últimos 20 anos

10 / 10 / 2023 Fique por Dentro

Dados do Google Trend mostram que a busca pelo termo ESG aumentou dez vezes entre 2020 e 2022, o que reflete a popularidade de um termo que está cada vez mais atual no mundo corporativo e para os cidadãos do mundo.

Alavancados por um guarda-chuva de ações, compromissos, marcas e reportagens, o ESG vêm ganhando força nas empresas. O leque de assuntos tratados pela sigla engloba assuntos e pautas cada vez mais atuais como mudanças climáticas e emissões de carbono, logística reversa de resíduos, tratamento de efluentes, uso racional de recursos, diversidade e inclusão, voluntariado, salário digno e justo, ações anticorrupção, trabalho na cadeia de fornecedores, direitos humanos e trabalhistas, investimentos e financiamentos, corresponsabilidade por trabalho infantil, análogo ao escravo e outros temas relacionados.

Mas a pergunta que fica é: Como a escalada dos termos nos últimos 20 anos migrou da Responsabilidade Social Empresarial até o ESG, passando por Sustentabilidade.

  1. Responsabilidade Social Empresarial (RSE) ou Corporativa: denominação utilizada até o início dos anos 2000, refere-se conjunto de ações e compromissos adotados por uma empresa com a comunidade do entorno e empregados. A realização de práticas vai além da geração de empregos ou da obtenção de lucros, mas busca gerar um impacto positivo na sociedade e na força de trabalho. Esforços para diminuir o impacto ambiental e social das operações das empresas, engajar os trabalhadores e a melhora da imagem da empresa são os principais objetivos da RSE.

  2. Sustentabilidade: pode ser considerada uma evolução no conceito de Responsabilidade Social Empresarial e atuação mais ampla. É a adoção de uma estratégia com objetivos a longo prazo que busca a redução dos impactos ambientais, crescimento econômico e práticas sociais justas. É o equilíbrio das esferas ambiental, econômico e social. A sustentabilidade busca o desenvolvimento igualitário sem comprometer as gerações futuras e ultrapassa os limites físicos das empresas.

  3. ESG: é a abreviação em inglês de environmental, social and governance, o que se refere à adoção de critérios ambientais, sociais e de governança. O termo foi cunhado em 2004 em uma publicação do Banco Mundial em parceria com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Podemos definir o termo ESG englobado dentro da Sustentabilidade. Enquanto sustentabilidade trata-se de um termo aplicável a vários escopos da sociedade civil, empresas, governos e entidades privadas, o ESG é destinado para o mundo corporativo e atualmente ganha cada vez mais força com as demandas de consumidores, governos, fornecedores, investidores que buscam maior transparência e informações sobre produtos e serviços.

A evolução e velocidade com que os temas e assuntos mudam é muito dinâmica. Passamos de um olhar social e de assistencialismo para preocupação com pautas ambientais, reputacionais, de governança, transparência, saúde e cuidado com os trabalhadores. Em 10 ou 20 anos o ESG pode ter uma nova nomenclatura, uma nova roupagem com diferentes focos, entretanto o movimento evolui para uma produção justa e equilibrada, menos impacto ambiental, maior transparência e colaboração com consumidores e fornecedores.

 

Referências:

Buscas pelo termo ESG aumentam dez vezes no Google em dois anos | Exame

Responsabilidade Social Empresarial: o que é e 5 dicas para implementar (gptw.com.br)

O que é sustentabilidade empresarial? - Sebrae

De onde surgiu o ESG? | Exame

 

QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!