Loader
ambiente

Teremos que pagar para ter acesso à água, ar, chuva e florestas?

14 / 05 / 2021 Curiosidades

Você já pensou o quão revolucionário seria caso a humanidade conseguisse criar uma máquina capaz de produzir chuvas, filtrar a água do solo, lançar oxigênio na atmosfera, combater o aquecimento global e ainda produzir sombra? A ideia parece um tanto quanto inalcançávelporém, essa máquina já existe e chama-se floresta. As áreas florestadas do nosso meio ambiente são capazes de realizar todas essas tarefas, chamadas de serviços ambientais, sem custo nenhum para nós, pelo menos por enquanto.  

Esses ecossistemas naturais devem ser preservados para manter a qualidade dos serviços prestados e a regulação do meio ambiente, mas diferentes iniciativas ao redor do mundo buscam precificar esses serviços ambientais. Quão relevantes e caros são todos esses benefícios que recebemos da natureza? Qual o preço de manter uma floresta em pé? 

No início desse ano foi aprovada a lei brasileira que trata sobre o pagamento de serviços ambientais, a Lei Federal 14.119/2021. Foi criado um programa federal de pagamento por esses serviços com foco em ações de manutenção, recuperação ou melhoria da cobertura vegetal em áreas consideradas prioritárias para a conservação, nas ações de combate à fragmentação de habitats e para a formação de corredores de biodiversidade e conservação dos recursos hídricos. 

Ou seja, quem preservar florestas pode ser pago para não desmatar. Estamos literalmente remunerando e pagando pelos serviços ecossistêmicos que recebemos. Preservar o meio ambiente vai ser vantajoso economicamente, os meios de pagamento ainda estão sendo debatidos e há diferentes formas de pagamento sobre esses processos naturais: monetário, melhorias em propriedades rurais, títulos verdes, certificados de créditos de carbono por desmatamento evitado e outros. 

Muito se discute em como precificar a natureza, levando-se em consideração todos os benefícios, matérias-primas e serviços ecossistêmicos prestados. Um dos estudos mais conhecidos no meio acadêmico é um trabalho realizado em 2014 pelo professor Robert Constanza, da Crawford School of Public Policy da Universidade Nacional da Austrália, um dos pioneiros em estudos sobre precificação da natureza. 

Somente a floresta amazônica brasileira presta tantos serviços ambientais ao Brasil e ao mundo que o seu valor estimado é de U$ 1,83 trilhões ao ano, aproximadamente 10 trilhões de reais. Ou seja, cada brasileiro recebe anualmente R$ 50.000 reais somente em serviços ambientais da maior floresta tropical do mundo, é um valor maior que o PIB brasileiro em 2020, que ficou na casa dos 7,4 trilhões de reais. 

A natureza não pode ser reduzida a números ou valores, pois sem ela não existiria a vida, não existiria a espécie humana. Nem todo o dinheiro do mundo é capaz de comprar todos os benefícios que recebemos do meio ambiente. Preservar as florestas nunca foi tão fundamental para o ser humano e sua sobrevivência. 

 

https://www.ecycle.com.br/4882-servicos-ambientais-servicos-ecossistemicos

https://www.camara.leg.br/noticias/721368-sancionada-lei-de-pagamento-por-servicos-ambientais/

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-50497413


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!