Loader
ambiente

A poluição pode estar afetando sua felicidade

08 / 02 / 2024 A Eco Response

Como você define felicidade? Essa é uma pergunta muito particular e cada um vai traduzir felicidade com o seu ideal e essa definição vai variar conforme o seu dia, estado de espírito, momento pessoal, trabalho, relações familiares. 

Se consultarmos o dicionário e pesquisarmos a definição de felicidade, encontraremos a seguinte denominação: qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar.

A ideia de contentamento, bem-estar é influenciada por fatores externos, como o ambiente que estamos, com quem estamos convivendo, o clima do dia, a temperatura e outros fatores. Prova disso é que dias ensolarados deixam as pessoas mais felizes, a exposição à luz solar estimula a produção de vários hormônios, relacionados à felicidade, bem-estar e regulação do sono, além de aumento perceptível de sensação de disposição.

Entretanto não é apenas um dia ensolarado ou nublado que pode refletir em nosso humor diário. Um estudo realizado na Alemanha demonstrou que a poluição do ar pode afetar significativamente a percepção de felicidade. Pesquisadores tiveram acesso aos dados de uma pesquisa de longo prazo realizado com cerca de 30.000 pessoas que viviam próximas a usinas de geração de energia na Alemanha. 

Após a instalação de equipamentos para diminuir a liberação de poluentes no ar, os pesquisadores compararam a percepção de felicidade de duas populações: aqueles que estavam a favor do vento e foram beneficiados com a redução apresentaram ganhos significativos de felicidade se comparados à população que morava em regiões que não foram beneficiadas com a redução de poluição.

Além de afetar o bem-estar das pessoas, a poluição do ar é considerada o fator ambiental que mais causa mortes no mundo, conforme dados da OMS são cerca de 7 milhões de óbitos por ano relacionados a doenças relacionadas com poluentes presentes no ar.

Outro estudo, realizado na China e publicado na revista científica Nature Human Behaviour, comparou a postagem de 210 milhões de mensagens na plataforma de microblog Sina Weibo (um equivalente chinês ao Twitter), com base nos dados de georreferenciamento, os pesquisadores conseguiram cruzar dados de localidade e qualidade do ar nos locais de postagem das mensagens. Após a relação dos dados, a conclusão da pesquisa sugeriu que a percepção de felicidade era significativamente menor nos dias com maiores níveis de poluição.

Entretanto outros fatores também se destacam na percepção de felicidade e bem-estar, um dos mais conhecidos é estar próximo a ambientes arborizados e parques. E foi com esse questionamento que pesquisados britânicos avaliaram dados de uma pesquisa anual que é realizada em cerca de 40.000 casas na Grã-Bretanha. Os dados mostraram um efeito de felicidade duradouro em pessoas que passaram a moram em locais arborizados ou próximos a parques, os efeitos são melhores do que uma promoção ou aumento de salário, que representaram efeitos de curto prazo.

Embora a busca pela felicidade não esteja formalizada na Constituição Federal do Brasil, a carta magna preconiza instrumentos para isso, como a qualidade de vida, preservação ambiental, tratamento de efluentes, descarte correto de resíduos. O combate à poluição pode ser um forte aliado para a prevenção de doenças, melhora da qualidade de vida e aumento da sensação de bem-estar da população.

 

Referências:

A poluição do ar nas cidades pode deixar as pessoas mal humoradas - Revista Galileu | Galileu e o clima (globo.com)

Indianos estão deixando Nova Deli para fugir da poluição - Revista Galileu | Meio Ambiente (globo.com)

Quem mora perto de áreas verdes é mais propenso à felicidade | Exame

A poluição do ar pode estar afetando o quão feliz você está | Fórum Econômico Mundial (weforum.org)

A poluição pode estar afetando o quanto você é feliz - Época Negócios | Vida (globo.com)

Por que o sol nos deixa mais felizes? A Ciência explica! - Mega Curioso

 

QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!