Loader
ambiente

Abelhas: como elas contribuem para a produção de 75% dos alimentos consumidos

06 / 09 / 2023 Fique por Dentro

A humanidade é intimamente associada às plantas e animais. Estima-se que no mundo deva haver cerca de 10 milhões de espécies entre animais e plantas, desse total existem cerca de 400 mil espécies de plantas no mundo, aproximadamente de 300 mil são comestíveis e mesmo assim nos alimentamos principalmente de 200 espécies, somente 0,06% das plantas comestíveis conhecidas. Mas o número é ainda mais assustador é que apenas 9 espécies de plantas respondem por 66% do alimento consumido no mundo.

Temos uma grande dependência de um pequeno número de plantas e a maioria delas está associada intimamente a um pequeno inseto que podemos ver com muita facilidade: as abelhas.

As abelhas desempenham um papel fundamental na manutenção dos estoques globais de alimentos, sendo responsáveis pela polinização de mais de 75% de todas as culturas agrícolas que nos fornecem alimentos.

Qual o valor do trabalho das abelhas?

As abelhas são essenciais para a humanidade e para o meio ambiente. Elas são mais de 20.000 espécies e são os principais polinizadores do planeta, sendo responsáveis por garantir a reprodução de cerca de 75% das culturas agrícolas, incluindo frutas, legumes, grãos, oleaginosas e plantas medicinais.


Pesquisas realizadas pela Universidade de Alfenas mostram que os serviços de polinização prestados pelas abelhas, fica em torno de R$ 43 bilhões por ano, somente no Brasil. Se considerarmos todo o mundo, os serviços das abelhas agregam um valor de 275 bilhões de dólares ao ano. 

Sem a polinização das abelhas, muitas dessas plantas não conseguiriam se reproduzir, o que levaria a uma redução significativa na produção de alimentos. Isso teria um impacto devastador na economia mundial e na segurança alimentar da população.

Além da polinização, as abelhas também produzem mel, própolis, cera e outros produtos que são utilizados por humanos há milhares de anos. O mel é um alimento rico em nutrientes e com propriedades medicinais. A própolis é uma substância resinosa que tem propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais. A cera é utilizada na fabricação de velas, cosméticos e outros produtos.

As abelhas desempenham um papel fundamental para a manutenção da biodiversidade no planeta e na segurança alimentar dos bilhões de habitantes do planeta, mas nós corremos sérios riscos de ter esse trabalho de polinização diminuído drasticamente. Nas próximas décadas corremos o risco de perder até 40% da população das abelhas e demais polinizadores, principalmente pelo uso indevido de agrotóxico, perda de habitats silvestres e mudanças climáticas.

A conservação das abelhas pode impactar diretamente o alimento que você consome no almoço e na janta, naquela fruta que você usa para fazer o seu suco e na variedade de alimentos que temos ao nosso dispor. A melhor forma para revertermos esse quadro é apoiar projetos de conservação de ecossistemas naturais, incentivar pesquisas de defensivos agrícolas com menor impacto nos polinizadores e se possível manter um jardim florido em casa.

 

Referências:

Como as abelhas ajudam a agregar R$ 43 bilhões por ano à agricultura brasileira | Projeto Especial - ESG | Valor Econômico (globo.com)

Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação: Estudo inédito da FAO aponta que a biodiversidade do planeta está desaparecendo | FAO no Brasil | Food and Agriculture Organization of the United Nations

Por que só consumimos 0,06% das plantas comestíveis do planeta? - BBC News Brasil

Abelhas: por que são importantes e como podemos evitar seu desaparecimento | National Geographic (nationalgeographicbrasil.com)

 

QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!