Loader
ambiente

Contaminação por metais pesados: ameaça aos oceanos e à vida humana

27 / 07 / 2023 Fique por Dentro

Você já deve ter escutado sobre contaminação de águas por metais pesados ou associado isso a acidentes ambientais que ocorrem e são notícias em nossos jornais. Embora possa parecer algo distante, a contaminação por metais pesados está por todos os lados e coloca em risco a saúde humana. 

Várias atividades humanas emitem metais pesados, desde mineração, processos industriais, fabricação de roupas e calçados, tratamento de efluentes e resíduos. É difícil a atividade humana que esteja imune ao processo de lançamento de metais pesados na natureza e uma vez que essas substâncias chegam ao meio ambiente, elas seguem o mesmo rumo: são carregados pelas chuvas, contaminam córregos de água, até chegar aos rios e oceanos.

Uma exposição prolongada a metais pesados pode afetar a saúde humana, causando doenças graves, mas também representa uma grave ameaça a quase todas as formas de vida, que não sabem como lidar com esse contaminante.

Entretanto o termo metais pesados não é aplicado apenas a metais, mas a algumas substâncias e elementos químicos que são potencialmente tóxicos, entre os principais podemos destacar: arsênio, cadmio, cromo, cobre, mercúrio, níquel, chumbo e zinco. Todos esses metais e elementos químicos são encontrados naturalmente em baixas concentrações, mas quando estão em concentrações elevadas nas águas tornam-se um problema aos animais, plantas e ao ser humano. 

O grande perigo desses elementos é que são bioacumulativos, ou seja, quando são ingeridos, eles vão se acumulando nos organismos, principalmente nos rins, músculos e fígado. A ingestão dos metais pesados ocorre tanto pelo consumo de água contaminada, mas também pela ingestão de organismos contaminados. Inicialmente os elementos químicos pesados se acumulam em animais e plantas expostos a águas contaminadas, posteriormente o organismo que consumir tais animais ou plantas irá reter e acumular os metais pesados.

Em grandes concentrações no corpo humano há relações com maiores probabilidades de desenvolvimento de câncer, doenças neurológicas, problemas de pele, nos sistemas digestório, reprodutivo e outras complicações possíveis.

Em um primeiro momento pode soar simples de como nos mantermos ilesos à contaminação por metais pesados: basta evitarmos água contaminada e o consumo de animais e plantas marinhos expostos a esses agentes. Mas não é tão fácil como parece, como esses elementos químicos se acumulam ao longo da cadeia alimentar, a contaminação pode estar em qualquer alimento consumido e que não foi testado para esses elementos, pode estar presente em plantas, na água, em carnes, peixes, aves e carnes processadas. 

As principais fontes de contaminação são por processos industriais como metalúrgicas, indústrias de roupas e calçados, tintas e mineração, além de despejo incorreto de resíduos. Para minimizar a exposição humana e dos demais seres vivos aos metais pesados é necessário uma forte regulamentação e fiscalização sobre atividades potencialmente danosas ao meio ambiente, destinação e tratamento correto de resíduos sólidos urbanos e industriais e implementação de estações de tratamento de efluentes. Essas medidas possuem forte potencial de reduzir a liberação das substâncias perigosas e prevenir a contaminação de toda a cadeia alimentar e aquática por metais pesados.

 

Referências:

Metais pesados: o que são e sintomas de intoxicação (tuasaude.com)

Ostras podem acumular agentes causadores de doenças, comprova pesquisa : Revista Pesquisa Fapesp

Contaminação por metais pesados: a ameaça dos poluentes ao oceano e à saúde humana - Território Secreto (territoriosecreto.com.br)

Contaminação por metais pesados chega até humanos; entenda (olhardigital.com.br)

Contaminação por metais pesados: a ameaça dos poluentes ao oceano e à saúde humana – Jornal da USP


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!