Loader
ambiente

17 de julho - Dia da Proteção das Florestas. Nós protegemos elas ou elas nos protegem?

17 / 07 / 2020 Curiosidades

As florestas tropicais cobriam originalmente mais de 30% de todo o território mundial e sempre foram alvo da cobiça humana, seja para exploração da madeira, do espaço ou dos recursos minerais.

No dia 17 de julho é o dia do guardião da floresta, de acordo com o folclore brasileiro, um pequeno duende vermelho, de pés virados e cabelos bagunçados, o curupira. Não por acaso, nesse mesmo dia é celebrado o dia de proteção das florestas no Brasil.

Qual a proteção que as florestas nos oferecem?

As florestas são imensas manchas verdes ao serem vistas nos mapas ou em imagens de satélite, mas representam a segurança hídrica do mundo. Somente  a floresta amazônica armazena mais de 20% de toda a água doce do mundo, além de evaporar cerca de 20 bilhões de litros de água por dia, que abastecem de água toda a américa do sul.

Confira o nosso artigo sobre rios voadores para entender um pouco mais. 

São lares de milhares de espécies de animais e plantas, muitos deles desconhecidos da ciência e de interesse médico ou alimentar. Estima-se que as florestas tropicais como a Amazônia tenham catalogadas e descritas cerca de 11.000 espécies de árvores, cipós, arbustos e gramíneas. Em estudo publicado na revista PNAS, estima-se que essas áreas florestais tenham mais de 40.000 espécies apenas de árvores, milhares delas de interesse médico ainda desconhecido e nem conhecidas da ciência. 

Além disso, nos fornecem água, auxiliam na regulação do clima, conservação de espécies, oxigênio que respiramos e uma farmácia a céu aberto pronta para ser explorada.

Quais são as 3 maiores florestas do mundo?

  1. Floresta Amazônica: a maior floresta do mundo, com mais de 7 milhões de quilômetros quadrados, abrange 9 estados brasileiros e mais 8 países. É um dos biomas mais biodiversos do mundo com 2 milhões de espécies de animas, se fosse considerado um país, seria a sexta maior nação do mundo em extensão territorial, além de representar mais de 65% de todas as florestas tropicais da terra.
  2. Floresta Taiga: também chamada de floresta boreal, é uma floresta de pinheiros que ocorre próximo ao círculo polar ártico, cobrindo mais de 29% da extensão territorial do mundo. É três vezes maior que a floresta amazônica do mundo e lar de mais de 50% de todas as árvores vivas em nosso planeta.
  3. Floresta do Congo: é a segunda maior floresta tropical do mundo que está localizada na África Central (abrange sete países africanos). Ela serve de abrigo para mais de 400 espécies de animais e 10.000 espécies de plantas. O safári é a principal atividade turística na floresta. 

Saiba quais são as 10 maiores florestas do mundo clicando neste link.

Que nesse dia de proteção às florestas, possamos compreender mais sobre a importância e manutenção desses espaços verdes, infelizmente alvos de desmatamento e destruição provocada pelo ser humano.

Entretanto, cabe lembrar que a proteção deve ocorrer durante todo o ano, não apenas neste dia 17. Depende apenas de nós nos conscientizarmos para juntos buscarmos um equilíbrio ambiental e disseminar todos os benefícios que as florestas nos trazem.


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!