Loader
ambiente

O que é o hidrogênio verde: o combustível do futuro

13 / 09 / 2023 Fique por Dentro

Diante da crise climática que vivemos, vários países estão buscando, de forma urgente, uma alternativa para suprir suas demandas crescentes de energia sem continuar prejudicando o meio ambiente.

Apontado como o combustível do futuro, essencial para a mudança da matriz energética do mundo, o hidrogênio apresenta-se como uma alternativa viável para substituir os combustíveis fósseis e o Brasil pode ser o líder mundial na transição para uma economia de baixo carbono.

O hidrogênio é o elemento mais abundante do universo e na terra não é diferente. Sempre associado a outros elementos, o hidrogênio está presente em tintas, plásticos, produtos de limpeza e alimentos. Mas ele é mais abundante e facilmente encontrado associado ao oxigênio, na forma de água: são dois átomos de hidrogênio para um de oxigênio.

Além de ser extremamente eficiente, um litro de hidrogênio puro tem 3 vezes mais energia que 1 litro de gasolina, com a vantagem de não liberar poluentes quando é queimado. O processo de obtenção do hidrogênio ocorre a partir de diferentes fontes desse elemento.

O hidrogênio pode ser obtido através da separação do elemento do gás natural, principalmente do gás metano e com liberação de gás carbônico, esse é chamado de hidrogênio cinza. Já o hidrogênio azul também é resultando do gás natural, mas o carbono é estocado no solo, mesmo assim ainda é dependente de um combustível fóssil. Já o hidrogênio verde, como diz o nome, é o menos poluente de todos e é resultado da separação dos elementos químicos da água, através da eletrólise, um processo de decomposição que acontece a partir da passagem de uma corrente elétrica na água, mas a partir de energias renováveis.

Atualmente grandes países europeus e asiáticos são altamente dependentes de combustíveis fósseis como gás natural e carvão mineral, duas fontes poluentes e não renováveis para a geração de energia. O hidrogênio verde é visto como o potencial chave na transição energética dos países euroasiáticos, mas muitos deles não conseguem produzir o hidrogênio verde pela sua energia ser “suja”, de fontes não renováveis.

Atualmente um dos grandes gargalos para o crescimento do hidrogênio verde é o seu custo de produção, que chega a ser 4 ou 5 vezes maior do que a produção do hidrogênio cinza, o mais poluente. Na atualidade mais de 99% do hidrogênio usado no mundo provém de fontes não renováveis e menos de 0,1% é produzido através do processo de eletrólise da água, o menos poluente, de acordo com a Agência Internacional de Energia.

O combustível pode ser usado como um substituto dos combustíveis tradicionais em motores de carros, caminhões, ônibus, navios e até aviões, mas também é visto como potencial abastecimento da indústria pesada de vários segmentos. Atualmente o setor do transporte é um dos que mais libera gases de efeito estufa e pode ser o segmento mais impactado positivamente com essa tecnologia.

O hidrogênio pode ser uma das alternativas para o combate às mudanças climáticas, mas precisa ser associado a outras soluções como o aumento na produção de energia elétrica de fontes renováveis, crescimento de postos de abastecimento e fortalecimento do setor de tecnologia para baratear os custos de produção, como ocorreu com a energia solar nos últimos 20 anos.

 

Referências: 

O Brasil vai virar uma potência global do hidrogênio verde? - YouTube

Hidrogênio verde: os 6 países que lideram a produção do 'combustível do futuro' - BBC News Brasil

Saiba o que é hidrogênio verde, combustível do futuro produzido com energia solar | TOP SUN ENERGIA SOLAR | G1 (globo.com)

Energia do futuro? Entenda o que é o hidrogênio verde (pucrs.br)

 

QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!