Loader
ambiente

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: quais são e qual a sua relação com nosso dia a dia?

26 / 05 / 2022 Fique por Dentro

Dando continuidade à Agenda de Desenvolvimento do Milênio (2000 – 2015), em setembro de 2015, foi assinada por 193 Estados Membros da ONU, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Fruto de um trabalho colaborativo de mais de dois anos, vários atores como governos, sociedade civil, instituições de pesquisa e empresas contribuíram para a construção da agenda.

Com implantação iniciada em 2016, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável busca o equilíbrio econômico, desenvolvimento social, sustentabilidade ambiental, boa governança, paz e segurança. É o maior acordo global para o desenvolvimento sustentável da atualidade e que engloba várias frentes.

 

O desenvolvimento sustentável foi definido pela primeira vez em 1972, no relatório “Nosso Futuro Comum” e dizia que seria atingido quando conseguirmos equilibrar as necessidades da geração atual sem comprometer as necessidades das gerações futuras. Mas ao longo dos anos, novos desdobramentos aparecem como também novas formas de serem atingidos, como é o caso da Agenda 2030.

A agenda é um plano completo, comprometendo todos os envolvidos em metas e objetivos a serem atingidos globalmente até 2030. São 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas tratando de dimensões econômica, ambiental e social do desenvolvimento sustentável. Embora haja metas globais, é esperado que cada um dos 193 países que assinaram o acordo definam as suas metas nacionais, conforme o cenário local e haja incorporação nas políticas e planos de governo. Mesmo direcionado para os países, as empresas, sociedade civil e instituições de ensino e pesquisa podem aderir aos ODS e fomentar o seu desenvolvimento.

 

Conheça os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030:

  1. Erradicação da pobreza;
  2. Fome zero e agricultura sustentável;
  3. Saúde e bem-estar;
  4. Educação de qualidade;
  5. Igualdade de gênero;
  6. Água potável e saneamento;
  7. Energia limpa e acessível;
  8. Trabalho decente e crescimento econômico;
  9. Indústria, inovação e infraestrutura;
  10. Redução das desigualdades;
  11. Cidades e comunidades sustentáveis;
  12. Consumo e produção responsáveis;
  13. Ação contra a mudança do clima;
  14. Vida na água;
  15. Vida terrestre;
  16. Paz, justiça e instituições eficazes;
  17. Parcerias e meios de implementação.

 

Depois de implantados, os ODS e metas precisam ser monitorados em todos os níveis (nacional, regional e global). O Fórum político de Alto Nível sobre o desenvolvimento sustentável (HLPF, na sigla em inglês) é o órgão ligado à ONU responsável pelo acompanhamento e implantação dos ODS e das metas relacionadas.

Note que a maioria desses ODS são extremamente relacionados com a nossa vida e que podemos passar por eles com muita facilidade ao longo de um dia ou uma semana. São temas comuns e os mais importantes norteadores para que consigamos atingir uma sociedade justa, igualitária, responsável e sustentável.

 

Te convidamos a fazer um exercício no momento da leitura desse texto: tente listar quantas ações, passagens, leituras e coisas relacionadas aos 17 ODS estão presentes na sua vida em um dia.

 

https://odsbrasil.gov.br/home/agenda

https://uniandrade.br/blog/onu-os-17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/

https://www.unicef.org/brazil/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel

https://brasil.un.org/pt-br/sdgs

 


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!