O que acontece com o seu pneu velho após ser trocado?
20 / 07 / 2020 CuriosidadesA cena é muito comum. Paramos no borracheiro ou mecânico e pedimos para fazer a troca dos pneus do nosso carro. Mas e depois disso, você já se perguntou o que é feito com os pneus velhos de carros, motocicletas e caminhões?
Qual o tamanho da frota de veículos do Brasil?
Primeiramente temos que pensar em quantos veículos automotores temos em nosso território. Dados de um relatório de 2018 do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, indicam que rodam hoje em nossas estradas:
- 2 milhões caminhões
- 15 milhões de motocicletas
- 41 milhões de carros
- 66 milhões é a frota total de veículos
Os pneus possuem vida útil média de 50 a 60 mil quilômetros de rodagem ou 5 anos de uso, posteriormente a isso deve ser trocado e descartado. O mercado brasileiro é o terceiro maior consumidor de pneus do mundo, ficando atrás apenas de China e Estados Unidos.
Dados da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos mostram que os fabricantes recolhem mais de 50 milhões de pneus de carros por ano e encaminham para descarte, o que é equivalente a mais de 10 milhões de carros de passeio.
Pneus e a logística reversa
Logística reversa é a prática de produção onde o produto inservível volta ao seu fabricante para ser reintegrado no processo produtivo, tendo assim menores gastos com a produção de um produto novo, menor uso de recursos naturais ou descarte adequado, de acordo com a tipologia de resíduo.
A Lei Federal 12.305/2010 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e um dos instrumentos dessa política foi a obrigatoriedade de fabricantes e distribuidores fazer a logística reversa com alguns itens, dentre eles os pneus. Então, quando trocamos o pneu do nosso carro, ele deve obrigatoriamente voltar ao seu fabricante.
O que acontece com o pneu depois que volta ao fabricante?
Dos milhões de pneus que são recolhidos anualmente, diferentes destinações podem ocorrer:
- Coprocessamento – devido ao alto poder calorífico, cerca de 70% dos pneus são usados como combustível alternativo em fornos de cimenteiras.
- Asfalto – borracha – depois de moído o granulado de pneus pode ser adicionado à massa asfáltica, garantindo maior vida útil ao pavimento e menor ruído para quem trafega.
- Artefatos de borracha – a borracha pode ser reutilizada em aplicações industriais, tapetes de carro e piso para quadras esportivas.
- Laminação – nesse processo os pneus são cortados em lâminas e usados na indústria moveleira, solado de sapatos, dutos de água e outros.
Na próxima vez que for trocar o pneu do seu carro ou moto, sempre pergunte qual a destinação do pneu do seu carro. Pequenas atitudes possuem uma força de transformação incrível.
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