Loader
ambiente

Biomas brasileiros: quais as pressões que enfrentam e quais os mais ameaçados?

16 / 09 / 2022 Curiosidades

Certamente você já deve ter ouvido falar sobre biomas. É um dos termos que aprendemos nas aulas de ciência ou biologia no ensino fundamental. Um bioma nada mais é do que o conjunto da biodiversidade que compartilha semelhanças de vegetação, animais e clima com áreas ao seu redor no qual é possível estabelecer um padrão de diversidade biológica.

Podemos simplificar esse termo e dizer que biomas são áreas com fauna e flora semelhantes, além de condições geológicas e climáticas similares. No Brasil, temos 6 biomas: a mata atlântica, o pantanal, o cerrado, a caatinga, a amazônia e os pampas. Cada um deles com suas peculiaridades típicas. Desde a gigante floresta amazônica, conhecida por ser a maior floresta tropical do mundo, que ocupa quase 50% de todo o território nacional, até mesmo à caatinga, sendo o único bioma exclusivamente brasileiro no agreste nordestino.

 

Cada bioma enfrenta as suas próprias pressões, como desmatamento ou mudanças de suas paisagens originais. A floresta amazônica tem como principal ameaça o desmatamento ilegal e o garimpo, já o cerrado e o pampa enfrentam graves problemas com o aumento da fronteira agrícola e conversão de áreas de campos em pastagens e áreas cultiváveis. A caatinga briga com o desmatamento e desertificação, provocado principalmente pelas mudanças climáticas, essa também é a vilã do pantanal, o qual vê suas planícies alagadas cada vez menores por conta do fogo e da redução das chuvas.

 

E a mata atlântica. Qual a pressão que ela enfrenta?

A mata atlântica é de longe o bioma mais ameaçado do Brasil e um dos que mais corre perigo no mundo. Originalmente, o seu território cobria cerca de 1,3 milhão km², se estendendo por 17 estados: do Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte, e se espalhando pela Argentina e Paraguai. Hoje, restam apenas 7% da área original desse bioma, que é o lar da maior parte dos brasileiros. 

 

Veja alguns números da Mata Atlântica:

  1. Abriga cerca de 20.000 espécies vegetais, 35% das espécies existentes no Brasil;
  2. É lar para 850 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e 350 de peixes;
  3. 25% das suas espécies de animais e plantas correm risco de extinção;
  4. Mais de 145 milhões de brasileiros moram nesse bioma;
  5. Seu ritmo de desmatamento é 2,5 vezes superior ao encontrado na Amazônia;
  6. 3,4 mil municípios do Brasil estão situados no bioma;
  7. A Mata Atlântica é considerada um hotspot mundial, ou seja, uma das áreas mais ricas em biodiversidade e mais ameaçadas do planeta;
  8. Sua biodiversidade é capaz de abrigar 454 espécies de árvore por hectare;
  9. Estima-se que o número de espécies animais e vegetais chegue próximo a 1,6 milhões, incluindo os insetos e outros invertebrados.

 

Apesar de ser mais biodiversa que a Amazônia, a Mata Atlântica sofre com o desmatamento e ocupação urbana desordenada. O bioma ocorre ao longo do litoral brasileiro, região onde mais de 70% da população vive em meio a grandes centros urbanos e capitais. Seu processo de desmatamento começou logo após o descobrimento do Brasil, com a retirada do pau-brasil de nossas florestas.

Outro problema que assola a mata atlântica é a fragmentação dos seus remanescentes florestais. Mesmo os 7% de vegetação restantes encontram-se em pequenos fragmentos, descontínuos e de em diferentes graus de conservação, o que dificulta sua recuperação.

 

Várias ações são possíveis para minimizar o impacto ambiental nessa floresta e conservar o pouco que resta. A criação de áreas de conservação, o licenciamento ambiental pelos empreendimentos, a recuperação de áreas degradadas, o pagamento por serviços ambientais e o monitoramento via satélite dos fragmentos florestais são alternativas para a recuperação e conservação do bioma mais ameaçado do país.

 

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/06/05/biomas-brasileiros-estao-ameacados-alertam-especialistas-no-dia-do-meio-ambiente

https://www.neoenergia.com/pt-br/te-interessa/meio-ambiente/Paginas/mata-atlantica.aspx

https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2021/11/por-que-o-cerrado-e-o-bioma-mais-ameacado-do-brasil

https://www.brasildefato.com.br/2021/01/07/mata-atlantica-foi-o-bioma-com-mais-especies-ameacadas-de-extincao-no-brasil


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!