Loader
ambiente

Reaproveitamento de roupas e tecidos: o que fazer para contribuir com a natureza?

25 / 11 / 2021 Fique por Dentro

A estação mais quente do ano está chegando! É tempo de deixar de lado as roupas quentes e pesadas do inverno, que só serão tiradas do armário novamente quando as temperaturas começarem a cair. Durante as limpezas e organizações do guarda-roupa, é comum achar aquela peça de roupa esquecida, comprada em uma promoção ou ganhada de presente que acabou por não ser utilizada. 

Tudo isso nos faz refletir sobre o impacto ambiental do descarte de roupas e tecidos, o quanto compramos e como nos desfazemos dessas peças. O que será que acontece com as roupas após não terem mais condições de uso ou não nos agradarem mais?

Em todo o mundo, a cada segundo, um caminhão de roupas e têxteis é destinado para aterros ou incineração. Menos de 1% de todos os tecidos são de fato reciclados ou reaproveitados no mundo inteiro, fato que representa uma perda econômica anual estimada em 500 milhões de dólares, fazendo da indústria têxtil a segunda mais poluente do mundo, atrás apenas da petrolífera.

Somente no Brasil, 170 mil toneladas de roupas e tecidos são encaminhadas para descarte, das quais apenas 20% são recicladas, o restante tem seu fim em aterros sanitários e lixões, sem qualquer cuidado. Nosso país é um dos maiores produtores de têxteis do mundo e um dos que menos recicla, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos, é obrigação do consumidor descartar de forma correta ou então encaminhar ao vendedor ou produtor. É um mercado que ainda carece de mais atenção e alternativas, mas o usuário final também deve ter atenção ao seu guarda-roupa, pois estima-se que 70% das roupas são subutilizadas. 

 

Mas, afinal, a reciclagem de roupas e tecidos é viável?

Sim, entretanto, essa deve ser a última alternativa quando pensamos nesse tipo de material. Existem dois tipos de reciclagem: mecânica e química. Na mecânica, as fibras são picotadas em grandes máquinas e posteriormente transformadas em subprodutos nas indústrias para produzir enchimentos para sofás, sacos de boxe, edredons, carpetes e outros produtos.

Já a reciclagem química é aplicada apenas para tecidos sintéticos como poliéster, poliamida e elastano (todos derivados do petróleo) e são destinados a melhorar as características do material. O processo envolve triturar, secar, limpar, colocar em um processo de fusão e extrusão (saída a força) a uma temperatura de 295° C. Também podem haver processos de lavagem química, filtração e reação com ácidos. Os filamentos e produtos resultantes podem ser reutilizados na indústria têxtil e química na produção de plásticos.

 

Antes de pensar na reciclagem dos tecidos, devemos refletir em como reaproveitar esse material, estender a vida útil de nossas roupas, emprestar ou doar. Confira abaixo algumas dicas e alternativas para roupas que já não estão mais em uso:

  1. Doação – a primeira e mais nobre atitude com qualquer item, procure entidades e prefeituras que necessitam de roupas.
  2. Reutilizar ou consertar – a roupa encolheu ou manchou? A camiseta rasgou? Solte sua criatividade! Transforme-as em outras coisas. Sempre dá para reaproveitar uma peça em outra.
  3. Venda – é uma alternativa cada vez mais comum atualmente, roupas em bom estado sempre podem ser vendidas para brechós, em lojas virtuais ou virar moeda em comunidades de trocas.
  4. Encaminhar para reciclagem – nenhuma das alternativas anteriores é possível? Bom, aí podemos pensar no encaminhamento para reciclagem. Ainda pouco comum em nosso país, algumas empresas e locais aceitam roupas para reciclagem e utilização em oficinas de costura. 

Agora, pense no seu guarda-roupa. Quantas peças você usou menos de 2 ou 3 vezes no último ano? Contribua com o meio ambiente reaproveitando as suas!

 

https://3uniformes.com.br/o-que-fazer-com-roupas-velhas/

https://www.reciclasampa.com.br/artigo/saiba-tudo-sobre-a-reciclagem-de-residuos-texteis-no-brasil

https://akatu.org.br/moda-consciente-o-que-fazer-quando-uma-peca-de-roupa-chega-ao-final-de-sua-vida-util/

https://www.greenme.com.br/consumir/moda/73862-reciclagem-de-tecido-existe-conheca-iniciativas-e-veja-como-participar/

 


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!