Loader
ambiente

As tendências e preocupações ambientais para 2024

28 / 12 / 2023 Fique por Dentro

O ano de 2023 vai se despedindo deixando uma série de fatos históricos e acontecimentos marcantes. Foi o ano que o mundo conseguiu se reerguer de uma pandemia mundial, vimos o acontecimento de 2 guerras com efeitos em vários cantos do globo, o mundo digital se fortaleceu mais do que nunca, tivemos extremos climáticos de forma recorrente em nosso país, importantes discussões sobre limitar o aquecimento global, metas para o tratamento de efluentes e distribuição de água potável para a população brasileira.

Todo ano que termina é o momento para olharmos para trás e fazermos um balanço de tudo o que passou e o que poderia ter sido melhor, mas também é momento de planejamento. Enxergarmos o que será prioridade no próximo ciclo e entender como isso irá nos afetar direta ou indiretamente.

Do ponto de vista ambiental podemos fazer os mesmos exercícios. O ano de 2023 começou com o Fórum Econômico Mundial listando os 10 maiores riscos globais para a economia em um cenário de 10 anos e os 4 principais riscos, na opinião dos mais de 1,2 mil especialistas em risco mundiais, é o impacto das mudanças climáticas, suas consequências e como iremos enfrentá-las. 

Mas o olhar ambiental não se restringe apenas às questões climática e à temperatura do planeta, embora haja uma grande conexão e consequência entre as tendências de temas para o próximo ano. Nas listas de temas em alta para o ano bissexto vindouro estão inteligência artificial e ESG liderando com folga sobre os demais temas.

Podemos considerar as principais preocupações ambientais para 2024 como:

  • Corrida para a neutralidade climática – o ano que passou escancarou a necessidade para tratarmos sobre a necessidade de conter o aumento do aquecimento global e isso só será possível com o cumprimento do acordo de Paris, que prevê a neutralidade de emissão de carbono até 2050. Várias frentes se desdobram para alcançarmos essa meta e limitarmos o impacto em nossa sociedade como a transição energética em substituição a combustíveis fósseis, aumento da eficiência de veículos automotores, eletrificação de frotas, gestão correta de resíduos e outros.

  • Redução do desmatamento – os olhos do mundo se voltaram ao Brasil em 2023 pelo desmatamento e queimadas em biomas como Amazônia e Pantanal. A Floresta Amazônica é fundamental para a regulação do clima no planeta. Respondendo por 61,9% do território amazônico (e por mais de 80% do seu desmatamento), o Brasil desempenha papel crucial na governança climática e combate à derrubada das florestas tropicais.

  • Cadeia de suprimentos – um assunto que pode parecer desconexo com a agenda ESG no primeiro momento, mas crescem as preocupações sobre como os produtos são fabricados, quem são os fornecedores de matéria-prima, de que regiões vêm os insumos. Considera-se que 90% das emissões de carbono e impacto ambiental das empresas não ocorre em seus limites físicos, mas ao longo da sua cadeia de suprimentos e parceiros comerciais.

  • Análise de risco e finanças sustentáveis – se as condições ambientais são uma preocupação para os economistas em um período curto e médio de tempo, elas também têm influência sobre os investimentos e lucratividade dos negócios. O maior fundo de investimentos do mundo, que possui carteira de investimentos na casa de 10 trilhões de dólares, prioriza retorno financeiro com impacto ambiental e social positivo. O risco associado às questões ambientais estará mais presente nas pautas de análise de risco do que nunca: temporais, enchentes, secas, ondas de calor, ventanias possuem alto potencial de danos e são um risco real aos negócios e aos trabalhadores. Esses riscos precisam ser levantados, analisados e mitigados.

Referências:

Perspectiva global de oferta de títulos ESG: desaceleração em 2024 | Artigo | ING Pense

What corporate directors should know about ESG in view of proxy season 2024 | Canada | Global law firm | Norton Rose Fulbright

15 tendências globais para 2024 - Forbes

Big Ideas 2024: 15 tendências que irão pautar o mundo | LinkedIn

https://medium.com/sustainable-cities/top-8-esg-trends-to-watch-in-2024-a92f7660ef2a

Global Risks Report 2023 | World Economic Forum | World Economic Forum (weforum.org)

 

QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!