Loader
ambiente

Como o Brasil conseguiu reciclar todas as latinhas produzidas em um ano?

23 / 08 / 2023 Fique por Dentro

Todo o domingo à noite eu tenho o costume de separar todo o resíduo gerado no fim de semana e já deixar tudo organizado para realizar o descarte na segunda pela manhã. Uma cena comum na minha casa é uma sacola de lixo apenas com latinhas consumidas no fim de semana (energético, cerveja ou refrigerante) junto com as sacolas de outros resíduos.

Esse certamente é um cenário que se repete nas milhares e muito provável milhões de casas brasileiras depois de um fim de semana típico. Seja pelo fácil acesso, quantidade ideal de conteúdo, possibilidade de gelar rápido ou forma de acondicionamento nos refrigeradores: somente no Brasil, em 2022, o Brasil reciclou 390,2 mil toneladas de latinhas de alumínio, ou 31,85 bilhões de unidades, conforme dados da Recicla Latas, com o apoio da Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).

Parece um número assustador (e realmente é), mas cada brasileiro consumiu o equivalente a 157 latinhas no ano passado, quase uma latinha de alumínio a cada dois dias. A minha preferência por esse tipo de embalagem, ante o vidro e o plástico, se dá pela praticidade de gelar rápido o conteúdo e pela quantidade de líquido, suficiente para um copo de refrigerante ou cerveja.

Mas os números demonstram o tamanho desse mercado em nosso país e nos ajuda a entender um pouco melhor sobre o cenário do consumo, pós-consumo, reciclagem e desafios enfrentados pelo setor de gestão de resíduos. O Brasil sempre teve um papel de destaque nas taxas de reciclagem de latinhas de alumínio, com números de latas recicladas sempre acima de 90% ou muito próximos. Em 2021 o índice tinha ficado em 99%, mas no ano passado o valor pela primeira vez superou a barreira dos 100%: foram recicladas 390,2 mil toneladas e colocadas no mercado 389,8 mil toneladas do recipiente.

Desde o início da produção de bebidas em latas no nosso país, que começou a ganhar força no início dos anos 1990, os volumes reciclados sempre foram valores muito bons e o alumínio é um material de fácil revenda e de reciclagem quase ilimitada. Veja abaixo algumas das vantagens da reciclagem do alumínio:

  1. A reciclagem do alumínio economiza até 95% da energia se comparada ao processo de produção com a matéria-prima virgem;

  2. Cada tonelada de alumínio reciclado evita a emissão de 9 toneladas de CO2;

  3. Cada lata de alumínio reciclada economiza energia suficiente para deixar uma TV ligada durante 3 horas;

  4. Reciclar uma tonelada de alumínio preserva 5 toneladas de bauxita - minério base para a produção do alumínio.

Esse volume todo de latinhas que circula e volta à cadeia de reciclagem ajuda a injetar mais de 6 bilhões de reais anualmente na economia brasileira e na renda de cerca de 1 milhão de catadores, que dependem exclusivamente da reciclagem para ter a sua renda. Em contrapartida, os percentuais do total de resíduos reciclados no Brasil são de apenas 4% do total que poderia ser reciclado, de acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais.

Se por um lado o país é destaque mundial com índices excelentes de reciclagem e recuperação de latinhas de alumínio, por outro somos o quinto maior produtor de resíduos do mundo, com uma taxa de reaproveitamento muito baixa, entre as menores do planeta. O segredo para o sucesso de um resíduo e o fracasso dos outros é o mesmo: valoração dos resíduos e demanda pela compra. 

Reciclar alumínio é muito mais barato do que produzir a partir do minério, por consequência há demanda pela compra do resíduo e um bom preço na hora da venda e reciclagem. Esse cenário não se repete com outros resíduos, que ainda possuem um valor comercial muito baixo, mesmo com tecnologia disponível e mão de obra para a reciclagem.  É necessário olharmos com mais cuidado para o que geramos e para o que deixaremos de herança para as outras gerações. Assim como o alumínio virou o case de sucesso do Brasil, podemos fazer o mesmo com os demais resíduos, para isso é necessário engajar a cadeia produtiva a fomentar a logística reversa de todos os materiais.

 

Referências:

 Bússola & Cia: Brasil recicla 100% das latinhas de alumínio | Exame

Pela primeira vez, Brasil recicla latas de alumínio na mesma quantidade das que produziu | Jornal Nacional | G1 (globo.com)

Recorde Mundial: Brasil recicla quase 99% do total de latinhas consumidas em 2021 | Abralatas

https://www.ecycle.com.br/aluminio/

 

QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!