Loader
ambiente

Qual o bioma brasileiro responsável por absorver mais gás carbônico?

16 / 12 / 2022 Curiosidades

As florestas podem ser um importante aliado no combate às mudanças climáticas pelo seu papel na absorção de gás carbônico. Mas até pouco tempo esse potencial ainda era desconhecido na sua totalidade pela ciência.

 

Diferentemente de outros setores, nos quais o carbono faz uma viagem em sentido único para a atmosfera, nas florestas a sua circulação ocorre em mão dupla:

  • Elas absorvem o carbono enquanto estão em processo de desenvolvimento e o emitem quando são desmatadas ou queimadas.

Em recente estudo de 2021, publicado na revista científica Nature Climate Change, cientistas analisaram o papel das florestas e demais biomas do mundo na absorção de carbono. As florestas absorvem duas vezes mais carbono do que emitem. Assim, anualmente, cerca de 7,6 bilhões de toneladas de CO2 são absorvidos, o que corresponde a 1,5x mais carbono do que a quantidade emitida pelos Estados Unidos anualmente.

 

No Brasil estão presentes 6 biomas, e desses destacam-se três como grandes potenciais de absorção de gases de efeito estufa no Brasil, são eles:

  • Cerrado – diferente da Amazônia e da Mata Atlântica, esse bioma não é uma floresta tropical, que correspondem às maiores fontes de absorção de carbono da atmosfera. O papel do cerrado é estocar carbono, pois o seu estoque de carbono está nas suas raízes, embaixo do solo. Como está sendo amplamente devastado pela urbanização e agricultura, hoje o cerrado responde por mais de 60% das emissões de carbono pelas mudanças da terra no Brasil.
  • Mata Atlântica – é o bioma que cobre mais estados do Brasil, estando presente em 15 estados. Passou por grandes ondas de desmatamento para o crescimento da agricultura, pecuária e industrialização. Hoje responde por apenas 7% da sua área original, mas tem o maior potencial de absorção de carbono através de projetos de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.
  • Floresta Amazônica – apesar das fortes pressões de desmatamento e garimpo, a área remanescente da Amazônia corresponde a 40% de toda a área de florestas tropicais do mundo. A maior floresta tropical do mundo é o bioma que mais absorve gás carbônico no planeta e em nosso país, muito pela sua enorme área vegetada que ainda está intacta, mas por outro lado, a área mais ao leste da floresta amazônica, principalmente nos estados do Pará e Mato Grosso, passou a ser uma fonte de emissão de gases de efeito estufa, principalmente por queimadas e desmatamentos.

Todos os biomas contribuem de forma importante na regulação do clima do planeta, seja local ou globalmente. Manter as florestas em pé e recuperar áreas degradadas é a melhor forma de combatermos as mudanças climáticas.

 

 

https://revistapesquisa.fapesp.br/leste-da-amazonia-vira-fonte-de-carbono-e-passa-a-emitir-mais-co2-do-que-absorver/

https://revistapesquisa.fapesp.br/amazonia-agora-e-fonte-de-co2/

https://www.wribrasil.org.br/noticias/florestas-absorvem-duas-vezes-mais-co2-do-que-emitem-por-ano


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!