Loader
ambiente

Como as eco barreiras podem ajudar a diminuir a poluição de rios?

24 / 02 / 2023 Curiosidades

O verão é marcado por altas temperaturas, mas em alguns locais além do termômetro nas alturas, notamos um menor índice de chuvas e isso traz à tona um cenário que está cada vez mais comum no Brasil, o descarte irregular de lixo nos rios. O menor fluxo de água deixa à mostra uma série de resíduos que deveriam ser descartados.

 

Conforme estudo realizado pela ONG SOS Mata Atlântica, os rios brasileiros apresentam qualidade de água regular em sua maioria (73%), qualidade ruim em 16,9% e ótimas condições em 10% dos rios. Os trechos urbanos são os mais castigados e os principais vilões são o esgoto doméstico e o descarte irregular de lixo.

Para melhorar a qualidade dos corpos d’água no Brasil, muitos locais estão instalando eco barreiras em rios e arroios para capturar os resíduos que flutuam por cima da água e assim encaminhar esses materiais para a destinação adequada.

 

Mas afinal, o que é uma eco barreira?

É uma estrutura flutuante, geralmente feita por garrafas PET, galões, bombonas ou qualquer outro material grande e com grande flutuabilidade que são amarrados de uma margem a outra dos rios e arroios com o objetivo de reter resíduos e lixos pesados que são levados pela força das águas. Os materiais mais comumente retidos são sacolas plásticas, garrafas PET e isopores.

A eco barreira necessita de manutenção para que a contenção não arrebente com as grandes enchentes, necessidade de retirada dos resíduos retidos frequentemente e encaminhamento dos resíduos coletados para reciclagem ou destinação final adequada.

 

A retirada desses resíduos que descartados incorretamente nos corpos d’agua traz uma série de benefícios ambientais e sanitários. O primeiro impacto é em um rio mais limpo visualmente, retirando toneladas e toneladas de resíduos que podem ter impactos na flora e na fauna aquática, evita o assoreamento dos rios e previne a contaminação ambiental química e biológica, pois os materiais recolhidos podem apresentar diferentes graus de contaminação, conforme a sua origem.

 

Algumas cidades já adotam o sistema de eco barreiras para melhorar a qualidade das suas águas. Porto Alegre é um exemplo bem conhecido que faz essa utilização no arroio Dilúvio desde 2016. O impacto é gigantesco e nesses 7 anos mais de 1000 toneladas de resíduos foram retiradas. No fim de 2022 as eco barreiras também foram instaladas em 3 pontos do Rio de Janeiro, em rios e canais de Jacarepaguá, na Zona Oeste. A estimativa do poder público é retirar 315 toneladas de lixo por mês desses locais.

 

O uso dessa tecnologia é muito importante para a manutenção da qualidade de rios e arroios frente o grande descarte incorreto de resíduos. Mas não pode ser considerada a única solução para nossos corpos hídricos, ainda é necessário investir em educação ambiental para que os resíduos não sejam descartados incorretamente.

 

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/11/24/governo-do-rj-instala-ecobarreiras-para-retirar-lixo-flutuante-das-lagoas-da-barra-e-jacarepagua.ghtml

https://www.sema.ma.gov.br/noticias/ecobarreiras-conheca-o-projeto-sustentavel-para-reducao-de-residuos-em-rios

https://gauchazh.clicrbs.com.br/porto-alegre/noticia/2023/02/prefeitura-de-cachoeirinha-adia-inicio-da-limpeza-do-rio-gravatai-cle2y3tye0027014scr16s1zq.html


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!