Loader
ambiente

Qual a importância do engenheiro ambiental?

16 / 02 / 2023 Curiosidades

Você já se deparou com alguma lista na internet sobre profissões do futuro ou mesmo em alta para os próximos anos?

 

Uma das profissões “do futuro” são os engenheiros. Considerando a crise ambiental que vivemos e que vem se agravando nos últimos anos, o engenheiro ambiental sempre aparece como uma profissão em ascensão e com demanda de mercado.

Essa pode ser considerada como uma profissão relativamente nova, embora a área de atuação para os engenheiros seja bem mais antiga.  A profissão foi regulamentada através da Resolução N0 447, em 22 de setembro de 2000, tendo um pouco mais de 20 anos.

 

Embora a atuação recente no mercado, sua importância é muito grande, pois ajuda entidades privadas, órgãos públicos e técnicos a lidar com conservação do meio ambiente, mudanças climáticas, recursos hídricos, saneamento básico, licenciamento ambiental, políticas ambientais, promoção do desenvolvimento sustentável e vários outros segmentos.

 

Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) estimam que até 2030 serão criados pelo menos 20 milhões de empregos ligados às boas práticas ambientais. No Brasil, o cenário não é diferente, a demanda por profissionais como engenheiros ambientais só aumenta dado a extensa legislação ambiental, o avanço do saneamento básico e a procura por um posicionamento mais sustentável das empresas.

 

Confira abaixo os principais campos de atuação do engenheiro ambiental no Brasil:

 

  • Saneamento básico: o novo marco do saneamento básico assinado em 2020, estabelece metas de atendimento de 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgotos até 2033. Com essa alta demanda de trabalhos, os engenheiros ambientais são fundamentais em processos de construção de sistemas de tratamento de resíduos, tratamento de esgotos, coleta e distribuição de água.
  • Gestão ambiental e sustentabilidade: uma área de atuação em franca expansão no setor privado. Empresas buscam os engenheiros ambientais para melhorarem as suas práticas de produção com menor impacto ambiental na gestão de resíduos, tratamento de efluentes, emissões de gases de efeito estufa, cadeia de fornecimento, conservação da natureza;
  • Corpo técnico em órgãos públicos: essa é uma área que apresenta grande demanda por profissionais ambientais, mas em especial pelos engenheiros ambientais, dado o seu conhecimento técnico e áreas de atuação. Pode atuar em órgãos técnicos municipais, estaduais, federais e setoriais, o meio de ingresso mais comum é o concurso público.

 

O engenheiro ambiental é um profissional extremamente técnico e necessário para equilibrar o consumo, fabricação, serviços com o menor impacto ambiental possível. A demanda do mercado oscila conforme fatores externos, principalmente o momento econômico, hoje é uma profissão em alta e com grande mercado, principalmente pela demanda de universalização do saneamento básico no país.

 

https://g1.globo.com/ce/ceara/especial-publicitario/unifor/ensinando-e-aprendendo/noticia/2020/06/24/o-futuro-chegou-entenda-a-importancia-do-engenheiro-ambiental-e-sanitarista.ghtml


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!