Loader
ambiente

Principais habilidades do profissional de sustentabilidade e ESG

18 / 05 / 2023 Fique por Dentro

A pauta de sustentabilidade e ESG vem ganhando força nos últimos tempos. Recente pesquisa do Google Trends mostrou que a pesquisa pelo termo “ESG” aumentou 1200% nos últimos dois anos, não à toa o tema ganha mais espaço no mundo corporativo, seja com metas estratégicas, junto à fornecedores e clientes ou a busca por profissionais qualificados.

Recente levantamento da Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, aponta que 95% das empresas possuem ESG ou sustentabilidade como prioritário e que 70% dos consumidores consideram um diferencial na hora de escolher um produto as práticas sociais e ambientais das empresas, estando dispostos a pagar até 44% a mais por isso.

Esse interesse todo por ESG e sustentabilidade levou as empresas a consolidarem o assunto no seu organograma, 67% das empresas ouvidas dizem possuir uma área ou pessoa formalmente designada para tratar dos temas. Mas por ser um tema multidisciplinar e sem uma formação básica, o perfil do profissional de sustentabilidade e ESG é diverso e muito amplo, indo de assuntos relacionados à diversidade, voluntariado, combate às fraudes e subornos até mudanças climáticas e uso de recursos renováveis.

Considerado um profissional de aspecto amplo, que possui interações estratégicas e precisa ter conhecimento de todas as etapas do negócio, as principais habilidades profissionais de profissional que quer trabalhar com ESG ou Sustentabilidade são: 

  • Visão e pensamento sistêmicos - Necessário conhecimento e capacidade de identificar processos holísticos e todas as etapas de um processo produtivo

  • Inteligência emocional - Implementar uma política ESG exige uma gestão de mudanças estruturais, o que requer líderes preparados para lidar com essa questão.

  • Empatia - Para que seja viável colocar essa característica em prática, é essencial que a liderança seja empática. Dessa forma, as pessoas são vistas além de seus números.

  • Inovação - Além de estarem dispostas a implementar as mudanças, as lideranças devem fomentar a busca por novas alternativas por parte dos times.

  • Adaptabilidade - As demandas sociais podem mudar rapidamente, assim como as questões ambientais ou de governança. Portanto, implementar uma metodologia ESG exige a capacidade de se adaptar a novas condições e a cenários diferentes.

  • Valorização da diversidade - É preciso ter times representativos e diversos, oferecendo oportunidades e equidade a diferentes grupos sociais.

  • Transparência e comunicação - Agir de modo claro, com um bom contato entre os pontos, favorece o fluxo de informação e ajuda a evitar problemas.

  • Resolução de problemas - Dentro das empresas, o profissional de sustentabilidade enfrenta vários desafios ao mesmo tempo e precisa solucioná-los.

Recente pesquisa na plataforma de empregos LinkedIn demonstrou que as vagas relacionadas a ESG e Sustentabilidade aumentaram 98% em apenas 1 ano, mas apenas 1% dos perfis analisados possuem conhecimento suficiente sobre o tema. O profissional que quer trabalhar na área atento às principais demandas do mercado e buscar constante atualizações para atender as demandas das empresas.

 

Referências:

https://www.tudoep.com/tudo-inovacao/NOT,0,0,1828877,esg-esta-em-alta-na-busca-do-google-entenda-a-sigla.aspx

https://sejarelevante.fdc.org.br/vagas-para-profissionais-de-esg-aumentaram-98-no-ultimo-ano/

https://www.aberje.com.br/esg-e-prioridade-para-95-das-agendas-corporativas-das-organizacoes/

https://www.terra.com.br/noticias/educacao/carreira/esg-e-preocupacao-para-95-das-empresas-aponta-pesquisa,7e7ec24922341a0ec56ff8a8a1854db9o54popch.html

 

QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!