Loader
ambiente

Como o setor da construção civil incorpora resíduos que seriam descartados?

26 / 03 / 2024 Fique por Dentro

A construção civil desempenha um papel importante nas nossas vidas, seja pela construção de casas, edifícios, ruas, estradas, pontes, sistemas de tratamento e coleta de efluentes até mesmo locais para disposição e aterro de resíduos.

Se por um lado a construção civil é um dos maiores marcos da sociedade humana por toda a possibilidade de desenvolvimento tecnológico que nos proporciona, por outro lado possui um impacto ambiental considerável:

  • 15,4% da energia elétrica consumida no Brasil é relativo às edificações;

  • 42% das emissões globais de gases de efeito estufa são provenientes do setor imobiliário;

  • 48 milhões de toneladas de resíduos de construção civil foram coletadas no Brasil em 2021, o que equivale a 227 kg por habitante;

Os resíduos de construção civil podem ser definidos como “aqueles gerados nas construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, incluídos os resultantes da preparação e escavação de terrenos para obras civis”, conforme texto da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

No Brasil a composição desses resíduos é predominantemente de argamassa de concreto e brita (63%), blocos e concreto (29%), resíduos orgânicos (1%) e outros (7%). Uma das principais características dos resíduos de construção civil é o alto volume gerado e a dificuldade de reciclagem desses materiais pela característica de composição e alto índice de misturas de componentes.

Se por um lado o setor de construção civil possui um passivo ambiental muito grande, também é um dos setores que mais investe em pesquisa para reaproveitamento de resíduos que seriam descartados ou sem uso. Abaixo listamos algumas das possibilidades de incorporação de resíduos pela construção civil:

Produção de asfalto – diferentes materiais e insumos são utilizados para a pavimentação de ruas e vias com asfalto. Pesquisas há décadas já mostraram a possibilidade de uso de resíduos que podem ser incorporados na massa asfáltica ou em substituição de britas e pedras da base. No Brasil é comum o uso de pneus triturados nas estradas, mas pesquisas nos Estados Unidos apontam a possibilidade de uso de resíduos plásticos e até mesmo restos de obras como pedras, tijolos e concreto que podem ser usados na fundação das pistas.

Incorporação no concreto – uma infinidade de materiais pode ser adicionada ao concreto para a melhoria das suas características e reaproveitamento dos resíduos gerados em diferentes processos. Geralmente a massa de cimento é substituída em pequenas porcentagens por resíduos que podem ser cinzas de casca de arroz, cinzas de processos siderúrgicos, mas pesquisas apontam até mesmo o uso de borra de café e cinzas de murumuru, uma árvore amazônica, como alternativas para a produção de concreto. Muitas vezes esses processos reduzem a emissão de carbono e melhoram as qualidades físicas do concreto.

Reciclagem de resíduos de construção civil – se por um lado a construção civil pode absorver parte de resíduos de outros setores em seu processo, os seus resíduos dificilmente são reciclados, a maior parte é destinada como aterro ou descartada irregularmente, entretanto é possível fazer a segregação e triturar materiais como cerâmicas, cimento, blocos, concreto, tijolos, argamassa e pedras, após o processo de britagem, os resíduos podem ser reutilizados na construção civil na substituição de britas e até mesmo de areia.

A construção civil é um dos setores que mais gera volume de resíduos, contudo também é um dos que mais pode receber resíduos e subprodutos de outros setores e processos. Com investimento em tecnologias e pesquisas, é possível aumentar ainda mais o leque de alternativas da construção civil para a redução do seu impacto ambiental.

 

Referências:

Setor imobiliário emite 42% do carbono do mundo - 05/11/2023 - Mercado - Folha (uol.com.br)

SINIR+ | Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos

Emissões de CO2 na área de construção civil atingem novo recorde | ONU News

Asfalto produzido com lixo plástico - RES Brasil

Estados Unidos estão testando asfalto feito a partir de resíduos plásticos - eCycle

Asfalto com menos impacto ambiental : Revista Pesquisa Fapesp

Cientistas produzem concreto mais sustentável com resíduo amazônico | VEJA (abril.com.br)

 

QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!