Loader
ambiente

Como separar os resíduos domiciliares em época de pandemia e isolamento social?

01 / 04 / 2020 Fique por Dentro

Cada um dos sete bilhões de seres humanos produz uma média de 1,2 kg de resíduos por dia, o que gera um total de 1,4 bilhão de toneladas de resíduos sólidos urbanos em um ano. Cerca de 50% disso é produzido por menos de 30 países e os mais de 200 restantes correspondem a outra metade.

Se o ritmo de geração de resíduos for mantido, em 2050 teremos uma geração de 4 bilhões de toneladas de resíduos por ano, um aumento de 233% em apenas 30 anos, embora a população tenha um aumento estimado em 30%, conforme dados da ONU.

Isso reflete dados do Banco Mundial e da própria Organização das Nações Unidas, que estimam que nas últimas 3 décadas a produção de lixo aumentou três vezes mais que a população no mesmo período.

O Brasil, que é o quarto maior gerador de resíduos do mundo, produzindo aproximadamente 11,5 milhões de toneladas anualmente, e apenas 1,28% sendo reciclado, tem um crescimento da população em 0,5% ao ano, mas a coleta de lixo aumenta mais de 2% ao ano, de acordo com relatório apontado pelo Fundo Mundial para Natureza (WWF). E esse é um comportamento normal, quanto mais riquezas produzimos, mais consumimos e mais sobras temos.

Você já parou para pensar em que momento mais produz lixo?

São nos dias que estamos em casa que mais consumimos e consequentemente produzimos lixo, tanto que os serviços de coleta municipal de resíduos sólidos urbanos têm a sua maior demanda depois de feriados e fins de semana.

Em época de quarentena, no qual devemos ficar em casa para combater a pandemia de Covid-19, o comportamento de consumo é muito parecido. Aulas suspensas, pessoas trabalhando em home office, quem pode fica ao máximo no aconchego do lar. Relatório elaborado pela ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) estima um aumento na quantidade gerada de resíduos sólidos domiciliares na faixa de 15% a 25% e de até 20 vezes mais nas unidades hospitalares, nesse período.

Com o isolamento social que estamos vivendo, é de fundamental importância que os serviços de limpeza pública e coleta de resíduos sejam mantidos, tanto que são definidos como serviços essenciais pelos decretos estaduais e federal.

Tal serviço é de fundamental importância, pois além de contribuir com a geração de renda e inclusão social, por meio da reciclagem, evita a contaminação ambiental e contribui para eliminar vetores de doenças além de prevenir a transmissão do Coronavírus.

Mas, como devo separar meus resíduos em época de pandemia e isolamento social?

Siga fazendo normalmente a separação dos seus resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos. Luvas e máscaras devem ser descartadas juntos aos rejeitos (lixo do banheiro). Os serviços de coleta e triagem de resíduos seguem trabalhando e até com aumento de efetivo.

Pessoas em quarentena com suspeita de Covid-19 devem evitar a separação dos resíduos, sendo aconselhável que todos os materiais gerados na casa sejam acondicionados em apenas um recipiente, preferencialmente reforçado com pelo menos dois sacos, além de somente descarta-lo após 72h.

Ainda, deixamos algumas dicas para protegermos nossos profissionais que estão no dia a dia recolhendo o lixo das nossas residências:

  • Pessoas infectadas ou suspeitas não devem tocar no exterior dos sacos de lixo e, caso toquem, é importante deixá-los em local ventilado por 72h. Higienize pontos de contato como alças e tampas de lixeiras.
  • Separe um local para dispor os resíduos da pessoa infectada no cômodo reservado para ela.
  • Dê preferência a sacos hermeticamente fechados e, caso não tenha, amarre bem o lixo para evitar qualquer possibilidade de contágio.
  • Utilize apenas 50% da capacidade de cada saco de lixo e mantenha a segurança utilizando 2 sacos resistentes para descarte, evitando o rasgo e disseminação do vírus.

Vamos fazer a nossa parte! 

Quer receber mais conteúdos como este? Assine a nossa newsletter!

 


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!