Loader
ambiente

Emergências ambientais: os maiores riscos para empresas

04 / 05 / 2023 Fique por Dentro

Diferentes empresas e segmentos de negócios apresentam diferentes riscos ambientais e consequente possíveis emergências ambientais. O primeiro passo que uma empresa deve realizar é o levantamento dos riscos ambientais, que é antever um cenário de emergência e identificar possíveis alternativas para mitigar o impacto ambiental.

 

Todos os segmentos possuem riscos a emergências ambientais, de grandes indústrias de transformação até mesmo prédios comerciais, abastecimentos de combustíveis, entrega de produtos, coleta e destinação de resíduos, hospitais, hotéis, serviços públicos e privados. Todos os setores estão suscetíveis a riscos e emergências ambientais.

 

De forma geral, os riscos ambientais podem ser classificados como potenciais ações que causam prejuízos ao meio ambiente ou aos trabalhadores, ocasionando processos de contaminação ambiental. Mesmo que uma produção com todos os controles identificados, riscos levantados ainda é passível de uma emergência ambiental por imprudência, imperícia, erro humano, problemas mecânicos ou de processo.

As principais emergências ambientais que as empresas estão passíveis de passar podem ser classificadas em 3 grandes grupos.

  • Emergências químicas: são aqueles acidentes causados por agentes químicos dispersados no ambiente por meio de névoas, poeiras, fumaça ou similares, absorvidos através da pele ou pela inalação decorrente da respiração. Os principais exemplos são derramamento de produtos químicos, contaminação com resíduos perigosos, acidentes com o transporte de materiais e/ou resíduos.

  • Emergências físicas: aquelas emergências oriundas de ruídos, impactos e exposição a altas temperaturas, radiação ou pressão anormal, trazem prejuízos e danos aos trabalhadores, fauna e flora do local e arredores. Processos de transformação e que usam altas temperaturas para são as principais atividades que apresentam potencial risco físico.

  • Emergências biológicas: provenientes de exposição a fungos, bactérias, vírus ou outros agentes capazes de causar doenças aos seres humanos, animais e a vegetação nativa do local. Provenientes principalmente pela manipulação de organismos vivos e ou partes deles, hospitais e serviços de saúde são os principais locais de possíveis emergências biológicas, pela presença de agentes causadores de doenças e posteriormente o transporte e tratamento de resíduos de saúde são fontes potenciais de acidentes.

 

O risco de acidentes e emergências ambientais podem causar sérias consequências ambientais e de segurança para os trabalhadores e para os ecossistemas locais, além de ser uma questão de compliance ambiental, pois o não atendimento de legislações e prevenção dos riscos e emergências pode ocasionar a interrupção da operação de empresas, além de multas e embargos.

 

Referências:

https://www.negocioseguroaig.com.br/agronegocio/tendencia/riscos-ambientais-a-sua-empresa-esta-exposta/

https://ambientec.com/saiba-quais-sao-os-principais-riscos-ambientais-de-trabalho-e-como-preveni-los-2/

https://blog.rcgherco.com/5-riscos-ambientais-aos-quais-as-empresas-estao-sujeitas/

https://exame.com/esg/emergencias-ambientais-prevencao-desafios-ambipar-response/

 

QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!