Loader
ambiente

Entenda como utilizar cada solução da Eco Response para absorção e contenção de vazamentos

22 / 10 / 2019 A Eco Response

A Eco Response atua desde 2015 com o propósito de reduzir a quantidade de resíduos gerados e garantir a segurança das operações por meio da fabricação de produtos de qualidade e com alta capacidade de absorção. Disponibilizamos soluções de Proteção Ambiental como solidificadores de resíduos, absorventes de óleo, químicos e líquidos solúveis, além de barreiras e cordões de contenção e tanques flexíveis.  

No texto de hoje, vamos explicar um pouco sobre como utilizar cada um desses produtos e entender quais soluções podem fazer mais sentido para a sua empresa no momento de realizar a absorção de um vazamento. Confira a seguir.

Manta absorvente

Existem 3 tipos de Mantas Absorventes (Branca, Cinza e Verde).

A Manta Branca é indicada para absorção de óleos lubrificantes, combustíveis e derivados de petróleo. Sua absorção é imediata, retendo líquidos constantemente, não absorve água e não afunda. Sua vantagem é poder ser reutilizada até atingir sua capacidade de absorção, proporcionando um ótimo custo-benefício.

Para usar esse produto, primeiro verifique o tamanho da mancha de óleo na água, aplique a manta sob o vazamento, aguarde alguns instantes e retire com cuidado a manta. Caso a quantidade de óleo seja maior que a capacidade do produto, basta acrescentar mais mantas e cuidar ao retirar da água.

A Manta Absorvente Verde é indicada para absorção de vazamentos químicos e a Manta Absorvente Cinza para todo e qualquer tipo de resíduo, inclusive água.

Uma dica importante que compartilhamos com vocês é que as Mantas Absorventes podem ser utilizadas, também, em forma de tapete para prevenção de vazamentos em máquinas, manutenções, manuseios em laboratórios, etc.

Cordão absorvente

Indicado para isolar a área do derramamento, auxiliando na contenção e impedindo o avanço do acidente. Utilizado também como forma de prevenção para possíveis vazamentos em máquinas e equipamentos.

Para seu uso, cerque a área do derramamento com o cordão absorvente, e aplique de fora para dentro o Absorvente em Pó, realizando a limpeza do vazamento.

Por fim, retire os cordões e, caso não esteja atingido a capacidade de absorção, guarde-o para utilizar novamente.

Barreira absorvente

Indicada para absorção de óleos lubrificantes e combustíveis em água. Com engate rápido e prático, absorção imediata, flutuante, e uma ótima retenção de líquidos, pode ser reutilizada até atingir sua capacidade de absorção. Sua utilização é feita em lagoas, rios e mares, ajudando a impedir a passagem e escoamento do derramamento e evitando uma contaminação ainda maior. Eficaz, também, na prevenção de pequenos acidentes, pode ser utilizada em locais fixos de potenciais derramamentos.

Para usar essa solução, verifique o tamanho do vazamento e circunde ele por completo, aplicando a barreira ao redor de todo o local no sentido a favor do vento (permitindo uma maior absorção). Para melhor resultado, engate as barreiras umas nas outras, transformando-as em uma só, e deslize-a de encontro ao óleo juntamente com a barreira de contenção.

Por fim, retire-a da água com cuidado e se preciso dobre-a, evitando o escape do vazamento.

Travesseiro absorvente

Indicado para absorção contínua, está disponível nas opções de 23x23cm e 45x45cm.

Pode ser reutilizado diversas vezes, tanto em terra quanto em água. Eficaz para prevenir respingamento no caso de manutenção de máquinas e equipamentos, por isso a importância de atentar aos 5cm de altura,  imprescindível para aumentar a eficiência do seu uso.

Para utilização, posicione a almofada no local de vazamento e certifique-se que ela é suficiente para a contenção do vazamento até a solução definitiva. Após solucionado e estancado o problema, retire a almofada do local e dobre-a para evitar respingos no chão. Se não estiver 100% contaminada, guarde-a para usar novamente.

Absorventes em Pó – Turfa, Dry’Oil, Fibra Absorvente e Solidificador de Resíduos

Absorventes em pó são utilizados para vazamento em solo por facilitar a remoção do vazamento, garantir maior segurança para os operadores que estão limpando por não terem contato com o resíduo, evitar manchas do vazamento no chão e, por fim, reduzir a quantidade de resíduos gerados pelo acidente. Os absorventes em pó são os seguintes:

Turfa: Indicado para absorção de petróleo e derivados. Fácil aplicação. Afunda após determinado período de tempo e possui baixa capacidade de absorção: Até 5 litros por Kg.

DryOil: Indicado para absorver e encapsular óleos lubrificantes, combustíveis e derivados de petróleo em solo ou água. Permite maior limpeza e controle dos contaminantes. Fácil aplicação. Redução de volume gerado, consequentemente redução de custo de descarte. Hidrofóbico. Atóxico. Não propaga chamas. Não afunda. Capacidade de Absorção: Até 15L por Kg.

Fibra Absorvente: Solidifica resíduos com pH extremo (ácido ou básico) e resíduos com grande concentração de sais. Segurança à gestão, armazenagem e transporte de resíduos. Atóxico.

Solidificador de Resíduos base Água: Rendimento: 1 kg de Solidificador para até 120 litros de resíduo líquido base Água. Praticidade e segurança no transporte e armazenamento dos resíduos. Atóxico. Diminui o odor dos resíduos. Solidifica e retêm líquidos, que não retornam ao estado original, alterando somente a natureza física do resíduo.

Soluções Eco Response

A Eco Response acredita que o desenvolvimento econômico pode andar em paralelo com a consciência ambiental e a sustentabilidade. Toda a nossa linha de produtos é direcionada a reduzir a quantidade de resíduos gerados por meio da alta capacidade de absorção e contenção eficiente de vazamentos e, por consequência, reduzir o custo de descarte e de impactos ambientais.

Gostaríamos de destacar, também, o descarte correto de todos os produtos utilizados para a limpeza de vazamentos, sendo o coprocessamento ou aterro, o importante é atentar a correta destinação, reduzindo assim o impacto ao meio ambiente e contribuindo para um planeta melhor.

Para entender sobre os produtos e soluções da Eco Response e receber conteúdos exclusivos sobre absorção e contenção de vazamentos e muito mais, clique aqui!


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!