Loader
ambiente

Outono: como as plantas sabem quando é hora de perder as folhas?

09 / 04 / 2024 Curiosidades

Estamos no outono, a estação conhecida como o momento que os dias ficam curtos, as manhãs e noites já são mais frias e as tardes não são tão quentes quanto o verão, o raiar do dia demora mais a acontecer e o fim do dia chega mais cedo.

É a estação intermediária entre o verão e o inverno, período que podemos ver belas paisagens e momentos marcantes ao caminhar pelas calçadas e parques e observar folhas avermelhadas nas árvores e o chão repleto de folhas e flores que caem diariamente das árvores. Mas o que desencadeia esse processo?

Esse fenômeno é mais comum em regiões de clima temperado e com espécies de origem desses locais, no Brasil podemos ver esse fenômeno com mais facilidade no Sul do país ou então nas espécies exóticas que ocorrem em locais com inverno rigoroso como é o caso do plátano, acer, macieiras, pessegueiros e outras culturas. Na botânica essas árvores são classificadas como decíduas, que perdem as folhas no período mais frio do ano.

Com o chegar do outono e a proximidade do inverno as condições ambientais vão ficando mais adversas, como redução das chuvas, aumento do frio, possibilidade de neblina, geadas e dias mais curtos. Todas essas condições favorecem a diminuição do metabolismo do vegetal e economia de energia, mas o fator principal é o fotoperíodo, a duração do dia menor.

Com um período de menos incidência solar, a realização da fotossíntese pela planta fica comprometida e diante desses fatores de estresse ambiental as árvores entram em modo de economia de energia, recolhendo toda a energia das folhas, liberando um hormônio chamado ácido abscísico, que se acumula na base das folhas, matando as células daquela região. Sem a chegada de nutrientes, as folhas secam, ficam avermelhadas e caem.

Esse processo de “hibernação” das plantas é uma forma de economizar energia para a primavera, onde todos os esforços da árvore estão em emitir folhas novas, flores e produzir frutos para perpetuar a espécie, aproveitando as condições favoráveis das estações mais quentes e com dias de maior exposição solar. Embora esse processo ocorra em espécies de climas frios, isso não é regra para todas as espécies, pois esse é um processo que foi adaptado em cada tipo de árvore ao longo de milhares de anos de evolução, podemos ter árvores com folhas perenes e espécies totalmente sem folhas no inverno convivendo lado a lado, cada uma com sua estratégia de sobrevivência.

Entretanto alguns fatores além da duração do dia podem estimular precocemente a brotação das plantas na primavera ou antes disso, como é o caso do calor e alteração nos regimes de chuva, condições que estão mais frequentes com as mudanças climáticas e que podem confundir o relógio biológico dos vegetais.

O outono é a época propícia para termos cuidados com as árvores, essa estação é indicada para a realização de podas de limpeza e adubação do solo, condições essenciais para mantermos uma árvore sadia e que irá florescer ou produzir frutos com mais vigor na primavera e verão. 

 

Referências:

Por que as folhas das árvores caem no outono? | Super (abril.com.br)

https://www.nationalgeographic.pt/ciencia/porque-e-que-folhas-arvores-ficam-castanhas-no-outono_4460

Por que as folhas de algumas árvores caem e mudam de cor no outono e outras não? – Revista Arco (ufsm.br)

Por que as folhas e flores caem no outono? (gazetadopovo.com.br)

 

QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!