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Trem, ônibus ou aplicativo – qual a opção menos poluente?

03 / 02 / 2023 Fique por Dentro

Seja por comodidade ou por necessidade, hoje em dia temos opções variadas quando falamos sobre meios de transporte. Diferente de décadas atrás, quando ficávamos limitados aos carros próprios ou a poucas linhas de ônibus, atualmente a mobilidade urbana é tema de debate central quando falamos em mudanças climáticas, pois precisamos incentivar o uso de transportes coletivos. Além disso, quando debatemos sobre planejamento urbano e mobilidade, as cidades precisam dar vazão ao contingente de passageiros que se deslocam diariamente e o uso individual de carros é preterido ante o uso de plataformas alternativas e menos poluentes, como transporte por aplicativos, ônibus e trens.

 

Quando falamos de poluição, o setor de transporte e mobilidade é responsável por 25% das emissões globais de gases de efeito estufa e outros poluentes atmosféricos, que podem ter efeitos locais na saúde das pessoas.

 

Uma pesquisa realizada em 2019, intitulada de “Viver em São Paulo: Mobilidade Urbana”, na cidade de São Paulo, mostrou que o meio de transporte mais utilizado era o ônibus (47% dos passageiros), seguido pelo uso de carro particular (20%), metrô (12%), pessoas que andam a pé (6%), e os demais são divididos por pessoas que rodam de trens, motocicletas, aplicativos e outros. O meio de transporte preferido é de longe o carro próprio, com 72% da preferência dos habitantes de São Paulo, mas isso nem sempre resulta em tempo menor de deslocamento e menor impacto ambiental.

 

Desafio dos 100 km

Para estimar qual o meio de transporte menos poluente entre aplicativo, trem e ônibus urbano, vamos propor um desafio: Qual modal emite menos poluentes para rodar os mesmos 100 km, sem considerar tempo e trânsito envolvido. Todos os cálculos e parâmetros serão de acordo com o Programa Brasileiro GHG Protocol, metodologia padrão para cálculos de emissão de carbono no Brasil.

 

  • Trem - considerando um trem urbano, percorrendo 100 km de distância sem interrupções, esse trajeto emite 420 kg de gás carbônico. Se estimarmos que um trem transporta 250 passageiros, a emissão por pessoa para percorrer esse trecho seria de 1,68 kg.
  • Aplicativo - para essa conta, consideramos um carro com um ano de uso, que roda na gasolina e consumo de 12,2 km/L, conforme parâmetros do GHG Protocol. Esse trajeto de 100 km emite cerca de 13,2 kg de gás carbônico, estimando que a emissão será de 13,2 kg por passageiro em caso de corrida com apenas um passageiro.
  • Ônibus - estimando um número de 40 passageiros para um ônibus municipal, a emissão de gás carbônico após 100 km percorridos é de 450 kg. Cada passageiro emite cerca de 11,25 kg de gás carbônico nesse trajeto.

 

Levando-se em conta os três meios de transportes citados, o menos poluente é o trem, por levar muitos passageiros ao mesmo tempo. Já o carro de aplicativo tem uma emissão pequena, mas, por levar poucos passageiros, é o mais poluente, emitindo quase 8 vezes mais gases de efeito estufa que o trem. Já o ônibus, por usar o combustível mais poluente, o diesel, possui um fator de emissão alto por passageiro, mais de 11 kg de carbono por passageiro nesse trecho, o que reforça a necessidade de incentivarmos o uso de transportes coletivos e menos poluentes.

 

https://summitmobilidade.estadao.com.br/guia-do-transporte-urbano/os-meios-de-transporte-mais-utilizados-em-sao-paulo/

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-12/efeito-estufa-transporte-responde-por-25-das-emissoes-globais

https://eaesp.fgv.br/centros/centro-estudos-sustentabilidade/projetos/programa-brasileiro-ghg-protocol


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