Loader
ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente: como podemos refletir sobre sua importância?

05 / 06 / 2020 Curiosidades

Dia 05 de junho é comemorado o dia internacional do meio ambiente, que foi estabelecido em dezembro de 1972 pela Assembleia Geral das Nações Unidas. O objetivo era instituir uma data para a reflexão de como o ser humano está ligado à natureza e tudo que o cerca.

Quase 50 anos depois a reflexão ainda é muito atual, visto que as agressões aos ecossistemas terrestres e marinhos seguem avançando, e precisamos trabalhar de forma contínua a conscientização ambiental.

Qual a origem do dia 05 de junho?

Dia 05 de junho de 1972 foi a primeira reunião com representantes de diversos países para discutir a relação do homem com a natureza, em dezembro do mesmo ano, foi definido pelas Nações Unidas este como o dia referência para o tema.

Quão dependente somos do meio ambiente?

Tudo em nossas vidas tem ligação com a natureza, de forma direta ou indireta. Os alimentos que consumimos, o ar que respiramos, a água que bebemos e o clima que deixa nosso planeta habitável, todos eles vêm e dependem da natureza. Somos intimamente conectados e dependentes deste equilíbrio, que chamamos meio ambiente.

E diariamente recebemos sinais, mensagens da natureza, de como estamos indo para a beira de um colapso como, por exemplo:

  1. Extinção de espécies de plantas e animais;
  2. Mudanças climáticas severas: aumento da temperatura global, secas, chuvaradas;
  3. Radiação ultravioleta aumentando devido ao buraco na camada de ozônio;
  4. Poluição de rios e mares com esgoto e plásticos;
  5. Doenças provocadas pelo desequilíbrio ambiental e interação com espécies silvestres.

O exemplo mais claro que temos é o atual momento, da epidemia de Covid-19, provocada por um vírus silvestre. Conforme relato da diretora do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a natureza está nos mandando um recado. Quanto mais destruirmos e impactarmos o meio ambiente, mais respostas extremas teremos, pois estamos interferindo no equilíbrio natural do meio.

Mais de 75% das novas doenças infeciosas são provenientes da interação humana com populações de animais selvagens, que deveriam naturalmente estar protegidos nos seus ecossistemas, florestas, savanas. 

Que esta data de 5 de junho seja de profunda reflexão sobre nossos hábitos e nosso modelo de sociedade, assim sairemos mais fortes e com um novo olhar sobre nosso papel, afinal, somos mais uma espécie na delicada teia biológica.

Por fim, é hora de pensarmos o que estamos fazendo para o nosso planeta e como entregaremos este mesmo local para futuras gerações.  Mais do que nunca, precisamos nos conscientizar e repensar nossa relação com o meio ambiente.


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!