Loader
ambiente

Quais são os produtos que estão ameaçados pelas mudanças climáticas?

16 / 03 / 2023 Curiosidades

Você já pensou como as mudanças climáticas podem impactar as nossas vidas?

 

Provavelmente você deve ter lembrado dos extremos climáticos como estiagens que seguidamente assolam o sul do Brasil ou os temporais que recentemente caíram no litoral paulista. Essas são consequências que enfrentaremos cada vez mais seguidas quando falamos do clima, mas outras mudanças poderão ser sentidas dentro de casa, em nosso dia a dia.

Momentos e atividades tão corriqueiros poderão ser severamente impactados ou ter a sua disponibilidade reduzida e preço aumentado. Hábitos como tomar um cafezinho depois do almoço, comer um pão com manteiga no café da manhã ou tomar uma cerveja no fim de semana podem estar com os dias contados.

 

Vamos entender um pouco mais sobre como o aquecimento global vai influenciar do café até mesmo ao chocolate:

  • Café: O Brasil é o maior produtor mundial de café, tradicionalmente a planta é cultivada em áreas de serra no sudeste brasileiro. É uma cultura que não gosta de muito calor e nem muito frio, assim como também não tem preferência por solos secos e úmidos, se adaptando muito bem às terras altas do sudeste brasileiro. Se o aumento da temperatura média global chegar até 2 graus, a perda da área produtiva pode ser de 15 a 33% em alguns estados, assim como a produção do grão tende a diminuir com o estresse climático. Estudos mais recentes demonstram que a área produtiva do café pode diminuir pela metade em todo mundo até 2050.
  • Cacau: Os dias de comer chocolate podem estar contados, se nada for feito para conter o aumento de carbono na atmosfera. Estudos demonstram que partes da África Ocidental - região que responde por mais de 70% da produção mundial de cacau do mundo – e áreas do norte do Brasil podem ficar inviáveis para o plantio e produção do cacau até 2030. O aumento da temperatura e a imprevisibilidade do regime de chuvas coloca em risco a produção da fruta que é muito sensível às mudanças do clima.
  • Cevada e lúpulo: Os principais ingredientes da cerveja e do chopp também estão na lista de culturas ameaçadas com a imprevisibilidade do clima. São plantas pouco tolerantes com variações climáticas e preferem os climas frios, produzidos principalmente na Ásia, Europa e Estados Unidos. Nos próximos anos a produção desses ingredientes pode cair até 17% pelo aumento da temperatura global.
  • Frutas e alimentos: A produção agrícola em larga escala ou a agricultura familiar irão sentir o efeito do clima adverso nas próximas décadas. A produção de frutas e alimentos básicos pode ser comprometida em até 30% se mantivermos o cenário atual e não nos adaptarmos à falta ou excesso de chuva e ondas de calor. Mesmo com investimento em genética, técnicas de agricultura de precisão e adubação correta, os efeitos do clima não podem ser controlados.

Essas e várias outras culturas de plantas estão ameaçadas com o avanço das mudanças climáticas, mesmo a produção de carne será afetada pela menor disponibilidade de alimento para os animais. A tendência é que alguns produtos ou alimentos fiquem muito caros, sendo substituídos por outros, mas a pesquisa genética avança para a seleção de variedades mais resistentes a esses estresses climáticos. A humanidade precisa mudar o seu padrão de vida e sua dependência por combustíveis fósseis, isso pode colocar em risco até mesmo o café da manhã ou o chocolate depois do almoço.

 

https://conexaosafra.com/cafeicultura/mudancas-climaticas-afetarao-a-producao-de-cafe-arabica-no-espirito-santo-ate-2050/

https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2021/08/09/veja-como-as-mudancas-climaticas-podem-impactar-a-producao-de-alimentos-no-brasil.ghtml

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/10/o-aquecimento-global-pode-deixar-cerveja-mais-cara.html

https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2023/03/5078951-mudancas-climaticas-ameacam-producao-de-cafe-no-brasil.html


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!