Loader
ambiente

A importância da permeabilidade dos solos no combate às enchentes

04 / 12 / 2022 Curiosidades

Em menos de um mês, a estação do calor, das férias e das chuvas se inicia. Nessa época do ano, o clima no Brasil passa a contar com altas temperaturas. Em contrapartida, a frequência das chuvas de grande volume em pouco tempo aumenta, cenário ideal para desastres naturais e enchentes, principalmente em regiões urbanas.

Notamos que nos últimos anos esses eventos extremos vêm aumentando de frequência e magnitude e, segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), esses eventos seguirão em crescimento em decorrência das mudanças climáticas.

 

Conforme relatório da ONU, que trata sobre desastres naturais relacionados ao clima entre os anos de 1995 e 2015, as enchentes e cheias foram responsáveis por 43% dos desastres naturais, causando prejuízos a mais de 2,3 bilhões de pessoas nesse período.

No Brasil a situação não é muito diferente. Dados da Agência Nacional de Águas (ANA), destacam que em 2017, aproximadamente 3 milhões de pessoas foram afetadas diretamente por alagamentos e inundações, sendo que a média anual é superior a 470 ocorrências desses fenômenos climáticos. Somente a região Sul foi responsável por 57% dos eventos, seguido pelas regiões Norte, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Isso traz um prejuízo de 9 bilhões de reais por ano.

 

Mas a solução pode estar debaixo dos nossos olhos, ou mais precisamente, dos nossos pés. Basta olharmos para o chão o qual pisamos; ele é a solução para diminuirmos as enxurradas nas nossas cidades. A urbanização crescente com a impermeabilização das superfícies e o asfaltamento das ruas faz com que todas as chuvas que caiam sejam escoadas e não drenem para o solo. E essa é a receita perfeita para as enchentes: chuva e solo impermeabilizado. E a solução está longe de ser voltar a andar em ruas de chão batido.

A taxa de permeabilidade de solos urbanos varia de cidade para cidade, indo de valores de 25% a 35%.  Os valores indicados são em torno de 30% de solo urbano com capacidade de drenagem para que haja um escoamento suficiente das chuvas. É importante que esse percentual seja distribuído de forma igualitária entre todas as regiões das cidades.

O uso de pavimentos e calçadas permeáveis são as melhores alternativas para o escoamento das águas. Além disso, áreas de vegetação, parques e praças urbanas exercem papel fundamental para esse equilíbrio hídrico. As plantas auxiliam muito nesse processo, principalmente grandes árvores, já que suas raízes aumentam a porosidade do solo e, consequentemente, a capacidade de absorção de água dos solos.

 

Cabe aos municípios delimitarem valores mínimos de áreas permeáveis nos terrenos e lotes de cada local, bem como incentivarem a população a utilizarem pavimentos permeáveis em suas calçadas e coberturas internas. Mas o maior desafio ainda é em grandes centros urbanos já consolidados; a arborização além de diminuir a intensidade das chuvas, auxilia no escoamento gradual das águas.

 

https://www.fecciengenharia.com/single-post/2018/03/30/enchentes-x-permeabilidade-do-solo

https://noticias.ambientebrasil.com.br/redacao/2019/06/04/152306-asfaltos-porosos-as-enchentes-com-os-dias-contados.html

https://www.ipea.gov.br/cts/pt/central-de-conteudo/artigos/artigos/231-controle-de-enchentes

https://www.redebrasilatual.com.br/blogs/medidas-simples-contra-enchentes-sao-melhores-que-grandes-obras/


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!