Loader
ambiente

Soluções baseadas na natureza

13 / 04 / 2023 Soluções

Soluções baseadas na natureza (SBN) é um termo que vem ganhando espaços no planejamento urbano e no enfrentamento da crise climática. O conceito vem da expressão inglesa Nature Based Solutions, que busca substituir obras de engenharia tradicional em espaços urbanos por alternativas inspiradas em soluções que a natureza já nos apresenta.

Esses espaços urbanos ou soluções trazem soluções e conceitos variados: Infraestruturas Verde (IEV),  Técnicas Compensatórias (TC), Desenvolvimento de Baixo Impacto (Low Impact Development – LID), Melhores Práticas de Manejo (Best Practice Management – BMP). Conforme o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), podemos definir as Soluções Baseadas na Natureza como “ações para proteger, conservar, restaurar, visando o manejo sustentável de recursos naturais ou modificados dos ecossistemas terrestres, de água doce, costeiros e marinhos, que também abordam desafios sociais, econômicos e ambientais de forma eficaz e adaptável, ao mesmo tempo em que promove bem-estar humano, serviços ecossistêmicos, resiliência e benefícios para a biodiversidade.” 

As SBN devem respeitar alguns princípios como entregar uma solução efetiva utilizando a natureza, apresentar melhor custo x benefício se comparado com soluções tradicionais, apresentar benefícios ambientais ao ecossistema, poder ser replicada em outros espaços e outros conceitos.  Para facilitar o entendimento e a aplicabilidade das soluções baseadas na natureza, vamos apresentar 4 exemplos de soluções que podem ser aplicadas às cidades.

  • Jardins de chuva – são espaços e jardins projetados em meio aos ambientes urbanos que favoreçam a permeabilidade da água da chuva no solo, simulando o funcionamento de um ecossistema natural e diminuindo a pressão sobre os sistemas de escoamento de águas pluviais.

  • Fazendas urbanas – o alimento consumido em nossa mesa pode ser produzido mais perto do que você imagina, esse é o conceito das hortas urbanas, que buscam o aproveitamento máximo dos espaços urbanos, antes ociosos, para a produção de alimentos em hortas orgânicas, pequenos pomares e criação de pequenos animais. Pode ser desenvolvido em áreas públicas, terrenos baldios ou sob a rede de alta tensão de transmissão de energia.

  • Parques lineares – o conceito de espaço verde e parque, com áreas recreativas para uso da população em adensamentos urbanos. Diferentes dos grandes espaços destinados a parques urbanos que estamos acostumados, os parques lineares se estendem ao longo de quarteirões, ruas e rodovias, geralmente são estreitos e aproveitam ao máximo o espaço para a formação de corredores verdes.

  • Telhados verdes – a utilização de telhados e terraços de edifícios ou casas com o uso de vegetação, solo e materiais filtrantes, que melhoram a eficiência energética dos prédios, diminuem o uso de climatização e aumentam a biodiversidade nas cidades.

As Soluções Baseadas na Natureza são práticas simples e muito eficientes que trazem alternativas aos eventos climáticos extremos, ondas de calor e perda de biodiversidade, consequências do nosso estilo de vida urbano e densamente populado.

 

Referências:
https://www.wribrasil.org.br/noticias/solucoes-baseadas-na-natureza-exemplos-implementados-por-cidades-brasileiras#:~:text=Projetos%20como%20jardins%20de%20chuva,economia%20e%20o%20meio%20ambiente.
https://sites.usp.br/gipsbn/solucoes-baseadas-na-natureza/
https://www.ecycle.com.br/solucoes-baseadas-na-natureza/
https://www.ekosbrasil.org/solucoes-baseadas-na-natureza-quando-a-natureza-inspira-solucoes-para-desafios-globais/

 


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!