Loader
ambiente

Como a Inteligência Artificial pode contribuir com o meio ambiente?

22 / 02 / 2024 Fique por Dentro

Se tem uma expressão que ganhou as notícias, reportagens, comerciais e pesquisas nos últimos anos, certamente foi a inteligência artificial (IA). O termo esteve no topo da lista de tecnologias mais procuradas pelo Google em 2023, isso demonstra a força da Inteligência Artificial e como ela vem ganhando espaço em nosso cotidiano.

Muito impulsionada pela criação e lançamento da IA Generativa e ferramentas como ChatGPT. A tecnologia é usada para a criação de comerciais, busca por automação na indústria, criação de ferramentas que podem aumentar a precisão de serviços médicos e jurídicos, tradução de textos em tempo real, aumento da eficiência energética de indústrias e um mais um mar de possibilidades.

Primeiramente é importante entendermos o que é a IA. Podemos definir como um ramo de estudo e atuação da Ciência da Computação, que permite que máquinas, computadores e outros dispositivos eletrônicos simulem a inteligência humana e a capacidade que nós temos de executar tarefas e aprender com padrões e exemplos e tomar decisões de forma autônoma.

A inteligência artificial pode ser classificada como leve, que irá executar tarefas simples e repetitivas como traduzir textos, identificar imagens e padrões, mas também pode ser considerada profunda (deep learning), no qual uma máquina é programada para aprender tarefas complexas e analisar vários fatores ao mesmo tempo, como é o caso de carros autônomos, que precisam acompanhar o trânsito, placas de sinalização, movimento de pedestres, animais, entender o limite de velocidade, conduzir defensivamente para evitar acidentes e outras possibilidades.

Entretanto essa nova tecnologia ainda passa por alguns dilemas que podem trazer problemas, como algoritmos que podem desenvolver textos, monografias, teses e forjar o trabalho de escrita humano ou mesma uma deep learning programada para aumentar a produção agrícola, mas sem as travas éticas o aumento de produção pode ocorrer por aumento de área plantada, desmatamento, maior uso de defensivos agrícolas ou melhores práticas culturais. Ainda existem elementos que limitam o uso dessa tecnologia.

Mas a inteligência artificial pode ser uma grande aliada de empresas, governos e sociedade civil para a melhoria do meio ambiente. Podemos usar o poder de processamento de dados, busca por padrões para buscarmos soluções inovadoras, eficientes, que busquem aumentar a eficiência de processos, reduzir custos e desenvolver produtos e serviços com menor impacto ambiental.

Abaixo listamos algumas alternativas onde a IA pode contribuir positivamente com o meio ambiente e indústrias:

  1. Prevenção de desastres climáticos – possibilidade de monitorar as condições climáticas naturais e identificar padrões relacionados com desastres climáticos. É possível analisar a umidade do ar, radiação solar, velocidade do vento, nível do mar, temperatura, movimento de nuvens. Tudo isso pode ser usado para emitir alertas contra temporais, enchentes, radicação ultravioleta, possibilidade de tsunamis;

  2. Consumo de energia - já existem sistemas que monitoram o consumo de energia elétrica de centros de dado, escritórios e outros ambientes corporativos. São monitorados parâmetros como a temperatura externa, temperatura interna, umidade do ar e a necessidade de climatização de ambientes. Dessa forma a climatização ocorre por demanda, com menor desperdício de eletricidade, reduzindo o consumo de energia e consequente emissão de gases de efeito estufa;

  3. Gestão de resíduos e reciclagem – a automação da coleta de resíduos permite estabelecer melhores rotas para a coleta de resíduos, priorizando os locais com maior armazenamento e evitando o deslocamento para locais com pouco volume de resíduos. No momento da triagem sistemas com visão computacional podem identificar os tipos e cores dos resíduos e direcionar os diferentes tipos para locais de tratamento adequados, reciclagem ou compostagem.

  4. Prevenção ao desmatamento – softwares podem ser programados para monitorar imagens de satélite e avaliar a evolução ao longo do tempo dos padrões de vegetação, aumento da área urbana, desmatamentos e queimadas. Essa é uma aplicabilidade já usada por órgãos ambientais, que monitoram áreas verdes com o uso de IA que compara o histórico de cobertura vegetal.

  5. Agricultura de precisão – imagine aumentar a produtividade com menor uso de insumos, economia de adubação e menos necessidade de irrigar as lavouras? Essa é uma alternativa que a IA pode trazer para a agricultura com o monitoramento em tempo real de temperatura do ar, incidência solar, umidade do ar e do solo, controle de pragas e análise de parâmetros do solo. Através de análise de dados em tempo real, as intervenções como adubação, irrigação, aplicação de defensivos são personalizadas, evitando o desperdício de insumos, recursos naturais e financeiros.

Tecnologias como a inteligência artificial podem trazer muitos ganhos e oportunidades, sendo uma grande aliada para contribuir com a sustentabilidade ambiental em várias escalas, setores e organizações. A IA traz a possibilidade de aumento de eficiência de processos, economia de recursos naturais, redução de custos e soluções inovadoras.

 

Referências:

Inteligência artificial e sustentabilidade - eCycle

Inteligência artificial e sustentabilidade: como a IA gestando a energia pode ajudar o planeta | Exame

Você já imaginou como a inteligência artificial pode ajudar a salvar o planeta? | LinkedIn

5 tecnologias mais buscadas no Google em 2023 - Forbes

Como a inteligência artificial pode ajudar a conter mudanças climáticas | CNN Brasil


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!